Artigo

visa e bitcoin

Das 100 maiores empresas americanas, 72 têm utilizado a tecnologia blockchain


Por Blocktrends
Julho 6, 2020

3.124

Antes vista com maus olhos pelo mercado institucional, a tecnologia descentralizada vem se tornando sinônimo de inovação no mercado norte-americano.

A febre dos criptoativos de 2017, logo após o 2º Halving do Bitcoin em 2016, trouxe a atenção do mercado institucional ao incipiente criptomercado. De lá pra cá, muito mudou e grandes empresas começaram a financiar, incubar e construir soluções que utilizassem, de alguma forma, a tecnologia blockchain. A IBM, por exemplo, afirmou que a tecnologia tem o potencial de “mudar indústrias inteiras e até o mundo“.

Na tentativa de compreender o nível de adoção da tecnologia em grandes empresas, o The Block Research analisou como as 100 principais empresas norte-americanas, listadas na Fortune 500 de 2020, vem utilizando e implementando soluções em blockchain.

Tudo sobre blockchain, investimentos e economia.

Assine a nossa newsletter

BLOCKTRENDS

Assine Grátis nossa Newsletter e acompanhe as tendências sobre blockchain, investimentos e economia.

De acordo com o portal, 72 das 100 maiores empresas dos Estados Unidos exploraram oportunidades ou lançaram serviços relacionados ao criptomercado e à indústria blockchain. A lista da Fortune consiste nas 500 maiores empresas do país ranqueadas de acordo com a receita total no ano fiscal.

Das 72 empresas que exploraram a tecnologia por trás do Bitcoin, aproximadamente 42% estão com iniciativas que utilizem blockchain em fase de desenvolvimento de ideias, ou simplesmente “projetos pilotos”. 

Outros 42%, da lista das 100 maiores empresas americanas, já estão com o projeto em fase de “exploração”. De acordo com o The Block, projetos nesta fase já são ideias patenteadas e que estão iniciando a contratação do time e compra de equipamentos como, por exemplo, o OOC Oil & Gas Blockchain Consortium e Life Insurance Blockchain Advisory Council.

São empresas que já estão sendo desenvolvidas, mas ainda não divulgaram detalhadamente como funcionará o modelo de negócios, o produto ou o serviço da iniciativa. Por fim, o The Block Research conclui que 16,67% das 100 maiores empresas norte-americanas já têm um produto ou serviço bem definido que faz uso de tecnologias de descentralização.

Segundo a pesquisa, das 100 empresas, 52 já utilizam alguma rede blockchain para seus produtos. A rede mais popular é o Hyperledger, especificamente o Hyperledger Fabric, sendo utilizada por 23 firmas. Em segundo lugar vem a rede Ethereum, com 11 empresas e, em terceiro, a Corda, com 8 companhias. 10 corporações utilizam outras redes, ou preferiram não informar ao The Block.

O domínio do Hyperledger se deve ao fato de, boa parte das empresas listadas na Fortune 100, serem parceiras da IBM Blockchain, que é um sistema construído na estrutura do Hyperledger Fabric. Um exemplo disso é o projeto piloto do Walmart  que busca compreender, por meio de tecnologias de descentralização de informação, a proveniência de seus alimentos dentro de sua cadeia de suprimentos.

Já as empresas que utilizam o Ethereum, geralmente, costumam trabalhar em um fork privado da rede como, por exemplo, o projeto Quorum do J.P. Morgan.

Visa procura profissional versado em DLT

A adoção da tecnologia blockchain vem crescendo muito nos últimos três anos na qual, até mesmo empresas que concorrem com criptoativos, como a indústria de meio de pagamentos, começaram a iniciar projetos voltados à tecnologias descentralizadas.

Um exemplo disso foi noticiado pelo portal Coindesk. A Visa, a maior rede de pagamentos do mundo, está procurando um desenvolvedor com conhecimento em Distributed Ledger Technology (DLT), em especial, programadores versados em plataformas de Distributed Application, como o Ethereum e a Tezos.

Tudo sobre blockchain, investimentos e economia.

Assine a nossa newsletter

BLOCKTRENDS

Assine Grátis nossa Newsletter e acompanhe as tendências sobre blockchain, investimentos e economia.

O candidato selecionado se juntará à Visa B2B, a plataforma de pagamentos descentralizada da gigante de pagamentos. Embora focada principalmente no Ethereum, a empresa também está interessada em desenvolvedores com conhecimento sobre Bitcoin, Ripple ou R3.

*Matérias extraídas e editadas originalmente dos portais The Block e Coindesk.

Para se manter atualizado, siga a QR Capital no Instagram e no Twitter.

3.124 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail
Close Bitnami banner
Bitnami