Nos últimos dias, uma narrativa forte tomou o mercado de criptomoedas: a popularização dos “AI Agents”, agentes de inteligência artificial. A ideia é que esses agentes de inteligência artificial em forma de criptomoedas possam representar um novo paradigma na interseção entre ambas tecnologias .
A ideia inclusive foi mencionada por Vitalik Buterin, cofundador da Ethereum, antes mesmo de ganhar toda essa atenção do mercado. Em seu Blog, Vitalik comentou em uma postagem sobre o benefícios da intersecção entre IA e blockchain e mencionou “agentes” como estes.
Entre no GRUPO DE WHATSAPP do BlockTrends para ficar por dentro de tudo sobre o mercado cripto.
Aos entusiastas, a narrativa é que a tecnologia oferece novas formas de investimento e interação dentro do ecossistema criptográfico. Portanto, não é difícil encontrar um criptoativo referente a um desses agentes que entregou uma valorização descomunal durante as últimas semanas.
Por trás das criptomoedas que os governam, ou que pagam pelos seus serviços, os AI Agents são entidades autônomas de software que operam dentro de redes de blockchain. Esses softwares utilizam Inteligência Artificial para realizar tarefas de forma independente.
Desse modo, os programas podem interagir com investidores reais e outros agentes. Durante a interação, os softwares podem negociar, trocar informações, ou até mesmo criar e promover criptomoedas.
Criptomoedas de inteligência artificial: conheça os agentes
Entre os exemplos recentes que tomaram as rédeas da história estão agentes como Luna, Freysa, e aixbt, que têm se destacado na plataforma X pela interação com a comunidade e promoção de tokens.
Além disso, existem crescentes projetos como Virtuals, que permitem a criação e tokenização desses agentes. Assim, facilitando a entrada de novas IAs no mercado. Essas plataformas são semelhantes a launchpads, as plataformas de lançamento de criptoativos. Mas para essa tecnologia específica que ganhou tração.
Plataformas como Fetch.ai ou Cortex Protocol são exemplos de tecnologias que fornecem a infraestrutura necessária para que esses agentes funcionem. A tese por trás desses protocolos é de que oferecem modelos de IA já treinados em dados de blockchain.
Em resumo, os AI Agents prometem automatizar muitas das tarefas que atualmente exigem intervenção humana. Desde a análise de mercado até a execução de transações, aumentando a eficiência operacional.
Alguns agentes, como os desenvolvidos na Virtuals, interagem diretamente com usuários no X, criando um buzz ao responder a perguntas, compartilhar insights sobre criptomoedas, e até mesmo promovendo-se de forma autônoma.
O aixbt, um dos mais famosos AI Agents, inclusive criou um criptoativo de forma autônoma, o “CHAOS”. Logo em seguida, na madrugada desta quarta-feira (4), em uma decisão surpreendente decidiu queimar toda liquidez porque viu que não era uma boa ideia.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com