Os mercados globais de ações, principalmente a bolsa americana, despencam nesta segunda-feira (5) após crash no Japão. O índice japonês, Topix, atingiu seu pior dia em 37 anos. Em Wall Street, o índice Nasdaq Composite, fortemente focado em tecnologia, caiu 3,2%, enquanto o S&P 500 perdeu 2,5%.
A Bolsa americana perdeu US$ 2 trilhões, ou um Brasil, em apenas um dia. Os investidores se preocupam com a possibilidade de uma recessão nos EUA e se desfazem de ativos de risco.
O Topix caiu 12,2%, a maior queda desde a “Segunda-feira Negra” em outubro de 1987. Portanto, apagando mais que todos os seus ganhos no ano. Já nos EUA, as ações da Nvidia caíram 8,1%, enquanto as da Apple caíram 5,3% e da Tesla, 5,4%.
O índice Vix, que mede a expectativa de turbulência no mercado de ações dos EUA, conhecido como o “indicador de medo” de Wall Street, saltou para mais de 65 pontos, o nível mais alto desde 2020. Até pouco tempo atrás, estava em torno de 42 pontos.
O que aconteceu?
Os mercados subiram durante a maior parte deste ano, mas caíram na semana passada em meio a temores de que o Federal Reserve demorou tanto no afrouxamento monetário que causou uma recessão.
Os mercados agora esperam cortes de 1,25 pontos percentuais nas taxas de juros dos EUA. Mais especificamente, esperam cinco reduções de um quarto de ponto nas três reuniões finais do Fed no ano.
Os preços dos futuros implicaram uma probabilidade de aproximadamente 25% de um corte emergencial antes do próximo anúncio de política do banco central em setembro.
A venda global exacerbou-se pelo desmonte do chamado “carry trade” de ienes, no qual traders aproveitaram as baixas taxas de juros do Japão para tomar empréstimos em ienes e comprar ativos de risco. O iene subiu cerca de 13% desde meados de julho, muito por conta da alta de juros da semana passada do Banco do Japão.
As negociações de futuros do Topix e Nikkei foram suspensas durante a sessão da tarde, enquanto a frenesi de vendas continuava até o fechamento, atingindo níveis de “circuit breaker” que automaticamente interrompem as negociações. Na Coreia do Sul, disjuntores semelhantes foram acionados pela primeira vez em quatro anos.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com