Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Consensys lança primeira versão de seu blockchain layer 2

Trata-se de um blockchain de segunda camada, que utiliza a tecnologia de ZK-Rollups para aumentar a escalabilidade.

A Consensys, empresa de desenvolvimento em blockchain, lançou nesta terça-feira (11) sua solução de segunda camada, o Linea, em formato de rede principal, mas na versão alfa. Trata-se de um blockchain de segunda camada, que utiliza a tecnologia de ZK-Rollups para aumentar a escalabilidade. Alem disso, é compatível com a máquina virtual da Ethereum (EVM), ou seja, com aplicativos descentralizados da Ethereum.

A rede lançada ainda trata-se da versão alfa e buscará integrar desenvolvedores parceiros, e atualizar eventuais erros operacionais, de forma que os usuários “poderão aprender em um ambiente vivo”. “Tomaremos precauções para proteger usuários e parceiros, mas esta é uma ótima chance de usar o Linea em aplicativos ao vivo”, diz o anúncio.

Resultados dos testes da Linea

O blockchain de segunda camada, após cinco anos sendo construído, obteve números impressionantes em fase de teste. Segundo a empresa, o teste foi bem-sucedido, e mais de 5,5 milhões de endereços únicos realizaram mais de 47 milhões de transações.

A média de tempo dos blocos foi de 12 segundos, tornando o Linea um dos maiores e mais rápidos projetos na rede de testes Goerli, segundo a Consensys. Todavia, muitas dessas interações podem ser consideradas como caçadores de airdrops. O usuário que interage com a rede de testes da Consensys, na esperança apenas de receber parte de uma possível distribuição de tokens futura.

A Consensys disse que a Linea visa oferecer uma solução econômica para desenvolvedores e usuários de aplicativos Ethereum. Além disso, com custos de transação até 15 vezes mais baratos que a rede principal da primeira camada da Ethereum.

A blockchain Linea já virá integrada à MetaMesk, que também pertence à Consensys, o que muitos especialistas argumentam que pode facilitar a adoção. Isso porque a MetaMask, atualmente, é uma das carteiras de criptomoedas mais utilizadas no ecossistema.

“O próximo capítulo do web3 será escrito em Ethereum L2s, e o Linea está prestes a se tornar um importante ambiente de execução L2 confiável para dApps escaláveis”, disse Joe Lubin, fundador e CEO da Consensys.

Clique aqui e inscreva-se agora em nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades em cripto.


Warren Buffett sorteia Bitcoin no TikTok, mas óbvio que é golpe com DeepFake Brasil quer cobrar direito autoral da Amazon pelo uso do nome Há 10 anos, um universitário recebeu 22 Bitcoins após viralizar na TV Golpistas usam deepfake do Elon Musk para pedir doações em cripto; e conseguiram US$165 mil MPSC Bloqueia R$27,4 Milhões de Empresa Suspeita de Pirâmide Financeira