Já pensou em ganhar o equivalente a R$1.700.000 por resolver um simples captcha de texto? Por mais bizarro que isso possa parecer, essa situação ocorreu quando o Gavin Andresen desenvolveu um site denominado de “Bitcoin Faucet”, com o intuito de impulsionar a adoção da criptomoeda.
Em 2010 o desenvolvedor de software Gavin Andresen criou um site usando o domínio “freebitcoins.appspot.com” com um simples intuito, distribuir 5 bitcoins para cada visitante do site que resolvesse um simples captcha de texto. Qualquer pessoa que fizesse login no site teria direito a receber 5 bitcoins diariamente. Em valores atuais, se você tivesse acessado e resolvido os captchas durante 1 semana, receberia uma bagatela que valeria aproximadamente 12 milhões de reais hoje em dia.
Inicialmente Garvin abasteceu o site com cerca de 1.100 bitcoins pagos por ele mesmo, quando a moeda era cotada em centavos. Após todos eles serem distribuídos e o site ter se popularizado, Garvin obteve apoio de alguns dos primeiros mineradores e baleias que o ajudaram a abastecer o site novamente.
Estima-se que o site distribuiu ao todo 19.700 bitcoins, ou seja, aproximadamente 7 bilhões de reais.
Garvin Andresen não foi apenas um grande entusiasta do bitcoin como também desempenhou um papel importante no desenvolvimento do bitcoin. Ele foi o desenvolvedor responsável pela implementação do software de referência do BTC, tendo participado da equipe de desenvolvimento central em 2012.
Bem, podemos dizer que de uma forma ou de outra a missão de Garvin foi bem sucedida, uma vez que o bitcoin vem tomando proporções nunca antes imaginadas. A história vem sendo relembrada na rede social “Reddit”, onde uma print do site vem circulando.
CORRETORAS JÁ DISTRIBUÍRAM MILHÕES EM BÔNUS DE BITCOIN NO BRASIL
Em 2016 a Foxbit fez algo parecido em busca de atrair novos usuários. Uma pessoa ao se cadastrar na plataforma tinha direito a um bônus de 2-5 reais, muitos usuários foram atraídos para a plataforma desta forma.
Além destes bônus, a Foxbit também realizava campanhas publicitárias em palestras e eventos, nos quais eram entregues cartões que tinham um QR Code que direcionava os usuários a uma página onde ela ganhava algumas frações de bitcoin para sua carteira pessoal (os famosos satoshis).
Ao todo a Foxbit distribuiu mais de R$50 milhões dentre bônus e cartões presentes para seus usuários.
Essa não é uma ideia lá muito nova. Quando Peter Thiel e Elon Musk ainda estavam em lados opostos, ambos lutavam para atrair clientes em suas plataformas de transferência de recursos, a Confinity e a X.com respectivamente, distribuindo bônus de até $10 por novo usuário.
A briga, que geraria uma “queima de caixa”, assustando os investidores, seria interrompida apenas quando ambos chegaram a um acordo, fundindo as duas empresas e criando o hoje mundialmente conhecido “PayPal”.
A diferença, claro, é que de lá pra cá o dólar em si apenas perdeu valor, enquanto o bitcoin vem se mostrado um moeda “deflacionária”.
Para se manter atualizado, siga a QR Capital no Instagram e no Twitter.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com