Investimentos

Como um ex-frentista se tornou o maior bilionário das criptomoedas

Com uma infância marcada pelo exílio de sua família e dificuldades financeiras, Changpeng Zhao, fundador da Binance, foi de frentista a funcionário do McDonalds antes de criar a maior exchange de criptomoedas do mundo.

Changpeng Zhao, talvez você nunca tenha ouvido falar desse nome, mas com certeza conhece a empresa que ele foi responsável por criar, a Binance. Zhao, que é publicamente conhecido como CZ, é considerado como o maior bilionário das criptomoedas e um dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada de $96 bilhões. 

Mas antes de chegar a este título, CZ passou por grandes desafios e dificuldades, que em sua realidade, começaram desde seu nascimento.

Filho de um professor universitário, Changpeng Zhao nasceu na província chinesa de Jiangsu e foi exilado do país junto com sua família aos 12 anos de idade. Seu pai, que lecionava em universidades públicas, havia sido perseguido devido ao seu intelecto rotulado como ‘’pró-burguês’’ pelas autoridades chinesas. 

Seu destino foi Vancouver, no Canadá, onde ele e sua família encontraram grandes desafios de adaptação. Tanto a língua quanto a dificuldade de seus pais se estabelecerem em empregos fizeram com que CZ passasse toda sua adolescência aliando os estudos com trabalhos de meio período. 

Por meio de uma bolsa de estudos CZ se formou em ciência da computação na Universidade McGill, em Montreal, e partiu para o mercado de trabalho atuando no setor financeiro. Seu primeiro emprego foi na Bolsa de Valores de Tóquio, desenvolvendo um software para combinar ordens comerciais.

Quatro anos depois, trabalhou como desenvolvedor na Bloomberg Tradebook até se mudar para Xangai em 2005. Lá, fundou sua primeira empresa na Fusion Systems, focada no desenvolvimento de sistemas de negociação para corretoras.

Seu primeiro contato com criptomoedas foi em um torneio de pôquer em 2013, assunto que imediatamente o intrigou, levando ele a vender sua casa por $1 milhão e investir o valor total em Bitcoin.

Ele entrou em contato profissional com criptomoedas quando começou como CTO da OKCoin, também trabalhando em vários projetos relacionados a criptomoedas para Blockchain.com. Não demorou muito para que ele começasse sua segunda empresa, a Bijie Technology, desenvolvendo software de troca na nuvem. 

CZ deixou a OKCoin para montar sua própria exchange de criptomoedas em 2017. Ele iniciou a empresa em julho de 2017 e realizou uma Oferta Inicial de Moedas (ICO) para investidores. Durante esta ICO ele levantou cerca de 15 milhões de dólares, e ali nascia a maior exchange do mundo, a Binance. 

Com o maior Marketplace das mais diversas criptomoedas disponíveis no mercado, CZ transformou a Binance na maior exchange do mundo em volume de negociações, atingindo um pico histórico de $80 bilhões negociados em 24 horas.

 O empreendimento  levou o ex-funcionário de fast food e postos de combustíveis a se tornar o 12° homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada de $86 bilhões segundo o Bloomberg Billionaires Index. 

Notícias relacionadas

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.