Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Como programar sua aposentadoria em Bitcoin com o bot de DCA da Bybit

Com uma estratégia de aportes regulares com o Bot de DCA da Bybit, é possível você se planejar para definir sua aposentadoria usando Bitcoin.

Há um ditado chinês que diz: a melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos, a segunda melhor é hoje. Se você ainda pensou sobre como será sua aposentadoria, convém tirar uns minutos para refletir sobre isso. E entender o potencial do Bitcoin, além do DCA, disponível em plataformas como a Bybit.

Na prática, o Bitcoin é um algoritmo matemático que busca replicar a história do dinheiro. Ele é escasso, visando garantir uma reserva de valor, previsível, divisível e seguro, sem o duplo gasto. Um Bitcoin não pode ser usado em 2 transações. Pode ainda ser divisível em milhões de pedaços, ou “satoshis”, mas jamais irá ultrapassar os 21 milhões. 

Faça parte da Comunidade BLOCKTRENDS PRO e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, sinais e lives exclusivas.

Isso colabora para que o Bitcoin tenha chamado atenção de investidores que buscam boas reservas de valor.

Como descreveu Larry Fink, o fundador e CEO da BlackRock, a busca por ativos escassos é um “fly to quality”. Isso porque a expansão monetária vista nos últimos anos tem assustado investidores, com governos buscando aumentar a liquidez para acelerar a economia. Este movimento reduz o valor de ativos que não sejam escassos, uma vez que há mais dinheiro no mercado.

Como planejar sua aposentadoria

Um ponto relevante em relação à sua aposentadoria está no tempo que você terá para planejá-la.

Em suma, se você possui 18 anos, poderá contar com 40 anos de aportes para se aposentar aos 58. Nessa idade, você terá a média dos aposentados brasileiros. Ao começar aos 30, você terá menos tempo, o que demandará mais aportes.

É importante considerar que sua renda irá invariavelmente crescer ao longo do período de contribuição, portanto, o esforço para poupar deve ser proporcional à renda.

Também é relevante pensar que sua propensão marginal ao consumo tende a diminuir. Ao atingir um determinado patamar de renda, suas escolhas de consumo costumam mudar. Você precisará manter este foco, fazendo escolhas que condizem com seu padrão de vida. Tudo, claro, mantendo uma meta pessoal de recursos que você pretende poupar.

Ao poupar ⅙ da sua renda, você terá um ano de salário economizado a cada 6 anos. Neste primeiro ciclo, os juros compostos ainda não trabalham tanto a seu favor. Mas começarão a agir conforme os recursos poupados aumentarem. 

Juros compostos vs Bitcoin

Há uma lenda comum de que o Bitcoin, ao contrário de ações ou renda fixa, não gere rendimentos. 

Mas convém lembrar que boas empresas, como Amazon, ou Berkshire Hattaway, do famoso investidor Warren Buffett, também não geram dividendos.

Essas empresas reinvestem todo lucro operacional, aumentando assim seu patrimônio líquido. Com o Bitcoin não é diferente. O lucro em questão, está no ganho do Imposto Inflacionário.

Em suma, na medida em que a base monetária aumenta, o Bitcoin captura parte deste valor, de liquidez do mercado, mantendo-o dentro de uma lógica de reserva de valor.

O mesmo ocorre em outros ativos escassos, como boas empresas de tech ou imóveis bem localizados. A diferença do Bitcoin, porém, está na sua adoção e na liquidez.

O DCA 

Acertar na mosca a hora de comprar Bitcoin, ou Ethereum, ou outras criptomoedas, é uma tarefa quase impossível.

Tenha em mente que você não é o maior gênio do mercado. Pois, se você for, certamente já está aposentado e não precisa ler este texto.

O DCA consiste em aportes regulares. Você pode definir estes aportes em períodos como semanas ou meses.

Com o Bot de DCA da Bybit, que você pode acessar clicando aqui, você consegue programar para comprar determinada quantidade todo início de mês. Convertendo uma fração do seu salário em cripto, ou Bitcoin.

Na Bybit, a opção de DCA pode ser feita em uma série de criptoativos que você pode conferir em mais detalhes clicando AQUI.

Ao começar, você ainda pode ganhar um bônus por se cadastrar e transacionar. Mas isto é um detalhe na longa jornada de acumulação para garantir dias mais tranquilos. 

Convém lembrar que a ideia de programar sua aposentadoria também pode ser utilizada para ajudar seu filho (ou futuros filhos), a terem uma boa situação aos 18 anos.

Lembre-se: aportes regulares são sempre a melhor forma de garantir a estabilidade dos ciclos longos, sem o custo da volatilidade no curto prazo.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas