Artigo

Com inflação em alta, Nuconta, poupança e outros “investimentos” agora dão prejuízo.


Por Blocktrends
Janeiro 15, 2021

13.290

O CDI que já foi sinônimo de retorno garantido nos investimentos agora passa a render menos que a inflação, trazendo problemas para os investidores mais conservadores e obrigando muitos a repensar a estratégia.

Poucas coisas tornaram-se tão clichês nos últimos anos quanto afirmar que o Brasil precisa de “educação financeira”.

É o mantra de 10 em cada 10 pessoas que trabalham no setor, e de boa parte da população que entende a importância de se economizar e criar poupança para tempos difíceis.

Tudo sobre blockchain, investimentos e economia.

Assine a nossa newsletter

BLOCKTRENDS

Assine Grátis nossa Newsletter e acompanhe as tendências sobre blockchain, investimentos e economia.

Com a popularização das Fintechs nos últimos anos, o país teve avanços consideráveis na área. Bancos digitais com tarifa zero para manutenção de contas e transferências de contas tornaram tão fácil abrir uma conta em banco quanto baixar um app.

O Nubank, fundado em 2013, é de longe a mais popular em uma safra que conta ainda com nomes como o Banco Inter, Neon, C6 Bank e outros.

Em meros 7 anos o cartão roxinho atingiu 30 milhões de clientes, em um ritmo alucinante de 30 mil novos usuários por dia útil. São ao todo R$25 bilhões na NuConta.

Lançada em 2017 a “NuConta” trouxe ainda uma outra facilidade ao criar de maneira automática a indexação do seu saldo em títulos públicos com retorno de 100% do CDI.

Historicamente o CDI tem sido um instrumento de investimento básico, e com retornos atrativos. Em 2020 por exemplo, com o menor CDI da história (lembre-se que o CDI, Certificado de Depósito Interbancário, está vinculado a famosa Selic), apenas 20% dos gestores tiveram resultado maior que o índice.

Na década o índice não é diferente. 9 entre cada 10 gestores da Faria Lima e outras áreas famosas do mercado financeiro, falham em performar acima do mais básico Investimento disponível no mercado.

Na prática o índice serve de lastro aos chamados CDBs, que são basicamente um empréstimo de pessoas físicas aos bancos.

Como mencionava o banqueiro Joseph Safra, falecido em 2020, “no longo prazo nada bate o CDI”.

Em tempos de pandemia porém, o país viu uma situação inusitada.  O Brasil, conhecido pelos juros altos, viu sua taxa de juros cair abaixo da taxa de inflação.

Em julho de 2020, a previsão do Banco Central e do mercado para o índice era de 1,9 e 1,6% respectivamente. No final do ano entretanto, a inflação atingiu 4,52%.

Qual o significado prático disso? Simples.

Tudo sobre blockchain, investimentos e economia.

Assine a nossa newsletter

BLOCKTRENDS

Assine Grátis nossa Newsletter e acompanhe as tendências sobre blockchain, investimentos e economia.

Significa que se você está recebendo uma remuneração de 2% na NuConta (ou em CDBs de outros bancos), você está perdendo grana.

Seu poder de compra em reais caiu 4,52%, fazendo com que a remuneração na NuConta, ou na poupança, seja insuficiente sequer para manter este poder de compra.

A expectativa de inflação baixa em função da pandemia, que reduz drasticamente a renda e consequentemente o consumo, não se mostrou correta, afinal, o país atuou para garantir a manutenção da renda.

Os juros baixos entretanto tiveram um outro fator relevante em 2020.

Imagine que você seja um investidor estrangeiro e coloque seus recursos no Brasil. O mínimo que você espera receber é algo similar ao que receberia nos Estados Unidos acrescido de um valor que represente o risco Brasil, correto? O problema é que nossos juros hoje são baixos e não pagamos mais este prêmio. Isso faz com que não seja vantagem investir no Brasil e force uma alta do dólar.

Como inúmeros produtos são indexados em dólar (o trigo por exemplo é cotado em dólar, o que faz o seu consumo de pão por exemplo, depender da flutuação do câmbio), ele pressiona a inflação.

O IGPM, outro índice de inflação mas que reflete os preços de produtores, teve alta significativa em 2020, fechando em 23,14%, justamente por depender do dólar.

Tudo sobre blockchain, investimentos e economia.

Assine a nossa newsletter

BLOCKTRENDS

Assine Grátis nossa Newsletter e acompanhe as tendências sobre blockchain, investimentos e economia.

Este valor não necessariamente irá ser repassado ao consumidor, mas acende um sinal de alerta.

No momento porém, é importante perceber que o mais seguro investimento que existe, a Renda Fixa, está perdendo valor.

Se você mantém sua reserva de emergência em contas como a do Nubank, não é exatamente um problema, afinal, reserva de emergência não é pra gerar ganhos, mas pra lhe salvar em apertos.

Se você considera isso um investimento porém, é melhor repensar.

Para se manter atualizado, siga a QR Capital no Instagram e no Twitter.

13.290 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail
Close Bitnami banner
Bitnami