Em testes militares, a China exibiu um cão robô equipado com uma arma durante seu maior exercício militar já realizado com o Camboja. Desse modo, as imagens repercutiram a internet, principalmente por lembrar o episódio “Metalhead” da série de ficção científica Black Mirror.
Há algum tempo, a China e os EUA estão competindo para dominar a robótica e outras máquinas inteligentes. Os oficiais de defesa de ambas as potências acreditam que as tecnologias não tripuladas serão decisivas em guerras futuras.
O cão robô foi parte de uma exibição durante os exercícios conjuntos Golden Dragon. Mais de 2.000 tropas e uma dúzia de navios estão participando do exercício de 15 dias que está em andamento.
Sua “versão distópica”, que apareceu em um episódio de Black Mirror, é o antagonista da série. Durante o episódio, os cães robôs caçam um grupo de sobreviventes humanos que povoam um planeta tomado pela guerra.
Por sua vez, o robô chinês da vida real parece ser fabricação da Unitree, uma empresa chinesa que comercializa seus produtos online por milhares de dólares americanos.
Contudo, o equipamento foi mantido “na coleira” e não disparou na frente de jornalistas e altos oficiais militares, segundo relatos da Agence France-Presse. Ademais, vale dizer que os oficiais dos EUA estão preocupados com a influência chinesa no Camboja, onde investiu bilhões de dólares.
Embora não esteja claro quando o cão robô armado da China entrará em ação, espera-se que as máquinas trabalhem cada vez mais ao lado das tropas. Elas podem transportar suprimentos, explorar áreas perigosas, agir como iscas e mais.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com