Mt. Gox diz que vai pagar US$ 8 bilhões aos credores semana que vem
Marteen Westselaar, o CEO da Compañia Española de Petróleos, Cepsa, participou de um painel sobre mudanças climáticas no Fórum Econômico Mundial em Davos, defendendo que o governo use “oferta e demanda”, para incentivar a população a abandonar combustíveis fósseis.
Segundo Marteen, um bom exemplo seria o que ocorreu na Europa, quando a invasão da Rússia a Ucrânia forçou uma redução no consumo de combustíveis, como petróleo e gás natural.
Na teoria, a defesa do CEO é de que os recursos extras arrecadados poderiam ser destinados à transição energética.
Na prática, o caso enfrenta certas barreiras, em especial por parte da população que vê o aumento no preço da energia deteriorar a sua renda.
No Reino Unido, contas de energia a um custo de até £3500 anuais contribuíram para levar a segunda maior economia da Europa à recessão. Este mesmo cenário tem afetado a Alemanha, uma economia altamente industrializada e dependente do gás natural russo, além da França, que apesar de produzir energia elétrica por meio de usinas nucleares, possui uma produção de petróleo próxima de zero.
A inflação generalizada oriunda desta experiência também levou o mundo a vivenciar juros maiores, o que por sua vez deve conduzir a maiores taxas de desemprego e perda de poder de compra.
No Brasil, os combustíveis chegaram a subir 80%, levando boa parte da renda de famílias de classe média, além de um aumento de custos de alimentos generalizados.
É improvável que a proposta de Marteen siga adiante, mas dá o tom sobre as discussões em Davos.
O evento, que reúne CEOs, executivos, investidores e políticos ao custo de R$700 mil por pessoa, tem sido pautado nos últimos anos por uma forte presença da chamada “Agenda ESG”.
De fato, o fórum foi o local de nascimento de uma defesa institucional do “capitalismo de stakeholders”, que defende uma agenda de impacto social, e não apenas a busca pelo lucro, por parte das empresas.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com
Um vazamento de e-mails revela que o Intesa Sanpaolo, cujas origens remontam o século XVI,…
Investidores pressionam para que a Meta, empresa de Mark Zuckerberg, adicione Bitcoin ao seu balanço,…
Uma tragédia ambiental têm colocado a cidade de Los Angeles em meio às chamas. O…
A 11 dias de tomar posse, Donald Trump teve um revés em uma de suas…
Ricardo Salinas ocupa a 9ª colocação no ranking de bilionários latino-americanos e vem aumentando consideravelmente…
A adoção do Bitcoin como parte das reservas de governos é um dos fatores cruciais…
Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site e ajudar em nossos esforços de marketing.
Política de Privacidade