Mike Novogratz, fundador e CEO da Galaxy Digital, afirmou nesta terça-feira (19) que espera a aprovação de um ETF de Bitcoin à vista nas próximas semanas. Novogratz ficou famoso após acreditar na Terra (LUNA) e até tatuar a criptomoeda em seu braço. Contudo, dessa vez existem analistas que concordam com ele, ou ao contrário.
Em uma entrevista à CNBC, Novogratz disse:
“Vamos conseguir este ETF antes de 10 de janeiro. Essa é a data limite que Gensler tem antes de enfrentar problemas com a Grayscale e o processo judicial. Então acho que você vai ver isso sendo anunciado. Não começaria a ser negociado imediatamente, provavelmente levaria de seis a oito semanas depois disso.”
Portanto, ele sugeriu que a aprovação poderia beneficiar os mercados, chamando-a de “mais combustível para o fogo” e afirmando que as ações de criptomoedas estão sendo negociadas “como um maníaco”.
Novogratz sugeriu que o prazo está relacionado a uma decisão que obriga a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) a revisar o pedido de ETF de Bitcoin à vista da Grayscale.
No entanto, ao contrário dessa sugestão, a data de 10 de janeiro, na verdade, diz respeito a um pedido não relacionado da Ark Invest e da 21Shares. A Ark submeteu um dos primeiros ETFs de Bitcoin à vista ainda pendentes. O que significa que a SEC deve aprovar ou rejeitar o pedido em janeiro, sem possibilidade de mais atrasos.
Embora a SEC possa acabar rejeitando o pedido da Ark, reuniões entre a SEC e vários candidatos, além de inúmeras emendas aos pedidos, sugerem que uma aprovação é provável. Semelhanças entre o pedido da Ark Invest e outros, incluindo o da BlackRock, significam que a SEC poderia aprovar vários ETFs de uma só vez.
Outros também endossaram o prazo de janeiro
Membros de outra empresa, a K33 Research, também expressaram expectativas de aprovação de um ETF de Bitcoin à vista no início de janeiro. Em um relatório de 18 de dezembro, o analista sênior da K33, Vetle Lunde, e o vice-presidente Anders Helseth escreveram que atualizações recentes nos pedidos de ETF dos candidatos são um sinal de que a aprovação é provável nas “próximas três semanas”. Eles descreveram a data de aprovação como “certa”.
Por fim, a origem da data prazo de 10 de janeiro parece ter se originado dos analistas de ETF da Bloomberg. Eric Balchunas e James Seyffart. Em outubro, os dois analistas da Bloomberg previram uma chance de 90% de aprovação até essa data.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com