Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Buenos Aires lança blockchain para carteira de identidade

A empresa afirma que os dados armazenados nas carteiras QuarkID serão autossoberanos. Assim permitindo que os cidadãos gerenciem a entrega de suas credenciais ao interagir com serviços administrativos.

A capital da Argentina, Buenos Aires, anunciou uma solução de identidade digital baseada em blockchain, chamada QuarkID. A ideia é, a partir de outubro, utilizar a tecnologia para emitir identidades oficiais. Desse modo, vale ressaltar que a tecnologia zk-proofs aplicada será a ZkSync Era, solução de escalabilidade para Ethereum.

A partir disso, a iniciativa de identificação baseada em blockchain da Argentina visará permitir que os cidadãos reivindiquem a propriedade de seus documentos pessoais. Além de dados de saúde e, no futuro, gerenciem o processamento de pagamentos, afirma o anúncio da ZkSync no Mirror.

Identidade no blockchain

Desse modo, o QuarkID é um protocolo de identidade digital de código aberto desenvolvido pela Extrimian, empresa de identidade descentralizada. A QuarkID utiliza o zkSync Era como protocolo âncora, alimentando as carteiras que os indivíduos usarão para reivindicar seus documentos.

“Este é um passo monumental em direção a um futuro mais seguro e eficiente para os serviços governamentais na América Latina”, disse o CEO da Extrimian, Guillermo Villanueva. “O QuarkID cria um relacionamento mais próximo entre um governo e seus cidadãos. Ao mesmo tempo que traz práticas de identidade digital e padrões de segurança para a América Latina”, complementa.

Nesse sentido, a empresa afirma que os dados armazenados nas carteiras QuarkID serão autossoberanos. Assim permitindo que os cidadãos gerenciem a entrega de suas credenciais ao interagir com serviços administrativos.

Desse modo, o zkSync Era atuará como camada de liquidação do QuarkID, garantindo que cada cidadão participante possua as credenciais corretas.

“Com este desenvolvimento, Buenos Aires se torna a primeira cidade da América Latina, e uma das primeiras do mundo, a integrar e promover esta nova tecnologia e estabelecer o padrão de como outros países da região devem usar a tecnologia blockchain em benefício de seu povo”, disse Diego Fernandez, Secretário de Inovação do Governo da Cidade de Buenos Aires.

A ZkSync Era é fruto da Matter Labs, e a tecnologia utiliza zk-Rollups para agrupar múltiplas operações em uma única prova verificável na rede principal do Ethereum, reduzindo significativamente os dados on-chain e, consequentemente, as taxas de transação e o tempo de confirmação.

Clique aqui e inscreva-se agora em nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades em cripto.

Notícias relacionadas



Warren Buffett sorteia Bitcoin no TikTok, mas óbvio que é golpe com DeepFake Brasil quer cobrar direito autoral da Amazon pelo uso do nome Há 10 anos, um universitário recebeu 22 Bitcoins após viralizar na TV Golpistas usam deepfake do Elon Musk para pedir doações em cripto; e conseguiram US$165 mil MPSC Bloqueia R$27,4 Milhões de Empresa Suspeita de Pirâmide Financeira