Criptomoedas

Brasileiros institucionais investem R$ 10 milhões em fundos de criptomoedas

O Brasil fica atrás apenas da Alemanha, que liderou o ranking com uma entrada institucional de US$ 5 milhões, cerca de R$25 milhões.

Brasileiros institucionais investem R$ 10 milhões em fundos de criptomoedas
Legalization of bitcoin in Brazil. Landing bitcoin in the ground against the background of the flag of Brazil. Brazil - investment in cryptocurrency. High quality photo

Na semana passada, investidores institucionais ao redor do mundo somaram saques equivalentes a US$ 20,9 milhões de fundos com exposição a criptomoedas. Desse modo, os fundos ligados a ativos digitais registraram queda nos ativos sob gestão, conforme dados da CoinShares. Contudo, no mesmo período, entre os dias 24 e 30 de julho, os Investidores brasileiros foram na contramão e aportaram US$ 2,1 milhões em fundos, ou cerca de R$10 milhões.

O Brasil fica atrás apenas da Alemanha, que liderou o ranking com uma entrada institucional de US$ 5 milhões, cerca de R$25 milhões.

Entre os maiores saques, estão os institucionais no Canadá, com US$ 11,3 milhões, cerca de R$53 milhões. Seguido dos Estados Unidos, que sacaram US$ 11,1 milhões, ou R$ 52 milhões.

Portanto ao todo, trata-se de mais uma semana de queda pela segunda semana consecutiva. Os fundos ligados ao preço do Bitcoin no longo prazo tiveram o maior fluxo de saída no período, totalizando US$ 19,4 milhões negativos.

Institucionais miram em altcoins

Além disso, os volumes negociados para produtos de investimento em ativos digitais ficaram baixos em US$ 915 milhões na semana, em comparação com a média semanal de US$ 1,5 bilhão neste ano até agora.

Segundo a CoinSharss, no semestre, os ativos digitais registraram entradas de pouco menos de US$ 0,5 bilhão. Ademais, 93% dos fluxos de saídas foram de produtos de investimento em Bitcoin comprado, enquanto o Bitcoin vendido teve sua 14ª semana consecutiva de saídas, totalizando US$ 3,1 milhões.

Conforme o relatório, isso sugere que os investidores estão obtendo lucros nas últimas semanas, com o sentimento para o ativo em geral permanecendo favorável. 

Além disso, os investidores institucionais estão favorecendo altcoins que não Ethereum, com entradas na semana passada totalizando US$ 3 milhões. Além disso, nas últimas 8 semanas vendo entradas totalizando US$ 19 milhões.

Cardano, Solana e XRP registraram as maiores entradas, totalizando US$ 0,64 milhão, US$ 0,6 milhão e US$ 0,5 milhão, respectivamente. Ethereum e Avalanche tiveram pequenas saídas totalizando US$ 1,9 milhão e US$ 0,4 milhão, respectivamente.

Compartilhar
Sobre o autor
Leonardo Rubinstein
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Continue scrollando para a próxima matéria…