Artigo

empregos

Brasil volta a criar empregos em julho com 130 mil novas vagas


Por Blocktrends
Agosto 21, 2020

887

Brasil volta a gerar empregos e deixa o pior cenário econômico para trás.

Após 4 meses em queda, a economia brasileira voltou a apresentar sinais positivos, indicando um resultado consolidado no ano bastante longe das previsões iniciais.

Ao contrário da previsão inicial do FMI, de que o país poderia perder até 9% do PIB em 2020, o que faria deste o pior ano desde o início da série do IBGE em 1900, o governo já projeta que a economia possa cair algo em torno de 4% no ano.

Tudo sobre blockchain, investimentos e economia.

Assine a nossa newsletter

BLOCKTRENDS

Assine Grátis nossa Newsletter e acompanhe as tendências sobre blockchain, investimentos e economia.

Os dados de empregos do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), indicam uma geração de 130 mil postos de trabalho com carteira assinada em julho, sendo 55 mil deles vindos da indústria.

Em junho deste ano, os dados já haviam superado as expectativas de analistas, que previam queda de 140 mil postos de trabalho, contra o resultado final de 19 mil empregos a menos.

Os dados porém não são isolados. Nesta mesma semana o ministério da economia divulgou ainda que a atividade da indústria, medida pelo PMI, está bastante acima dos demais emergentes,
indicando que o Brasil está se recuperando mais rapidamente do que seus pares internacionais.

Ao todo, a construção civil gerou 41.986 vagas positivas no último mês, enquanto a agropecuária gerou 23.027 postos de trabalho, tornando-se assim o setor menos afetado pela pandemia.

Na América Latina, os dados divulgados pelo Banco Central, por meio de seu IBCbr, apontam que a queda no trimestre foi mais leve do que em países como Colômbia ou Argentina, já tendo apresentado crescimento no mês de junho em relação a maio, da ordem de 4,89%.

Ainda no início da pandemia, o Banco Mundial estimou em 5,7 milhões de famílias de volta a pobreza. Posteriormente, em função do Auxílio Emergencial, a situação passou a se inverter, ainda que momentaneamente.

Com os números recentes, a economia brasileira parece deixar o pior cenário para trás.

Para se manter atualizado, siga a QR Capital no Instagram e no Twitter.

887 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail
Close Bitnami banner
Bitnami