Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Brasil começa a emitir real digital para testes

Participante do programa LIFT afirma que a emissão da CBDC iniciou nesta quinta-feira (20).

A fase de testes do real digital pode começar nesta quinta-feira (20) no Brasil. O país está desenvolvendo sua própria Moeda Digital Emitida por Banco Central (CBDC em inglês), que deve ser lançada oficialmente em 2023.

De acordo com um dos participantes do programa de aceleramento Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT), as primeiras unidades do real digital serão emitidas hoje (20).

Faça parte da Comunidade BLOCKTRENDS PRO e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, sinais e lives exclusivas.

Dessa forma, a moeda digital estará disponível em sua fase de testes, que acontecerá através do programa LIFT. Na edição deste ano, os selecionados precisam desenvolver projetos relacionados ao real digital. Embora a instituição não tenha confirmado o início dos testes, o participante do LIFT disse que o Banco Central começou a emitir a moeda digital.

Participante do LIFT confirma real digital

Uma representação digital da moeda fiduciária brasileira está sendo desenvolvida pelo Banco Central desde 2015. A versão final do projeto deve ser lançada entre 2023 e 2024, através de uma CBDC centralizada.

O real digital terá o preço atrelado a moeda fiduciária, e os selecionados pelo programa LIFT podem realizar testes com a CBDC nos próximos meses. O lançamento da CBDC brasileira trará ainda benefícios para o mercado financeiro, aumentando a competitividade na oferta de inovações tecnológicas integradas à moeda digital do BC, como empréstimos descentralizados e contratos inteligentes.

A emissão das primeiras unidades do real digital foi divulgada por um participante do LIFT através de uma matéria no Folha de São Paulo. No total, o programa de aceleramento selecionou oito projetos para a quinta edição do LIFT Lab 2022.

O programa dura até o dia 15 de janeiro de 2023, onde os participantes apresentarão soluções para o real digital como integração com blockchain, transformação da CBDC em uma stablecoin, fornecimento de crédito e empréstimos e até um pool de liquidez.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas