Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Após 35 anos, bolsa do Japão volta à máxima histórica (all time high)

Os últimos ganhos elevaram o índice de referência da bolsa do Japão para seu mais alto desde 1989,.

Após 35 anos, o principal índice do mercado de ações do Japão, que mede a bolsa japonesa, superou seu recorde histórico. Desse modo, ultrapassando o nível alcançado durante a bolha de ativos do país no final dos anos 1980.

Durante as negociações de quinta-feira, o índice Nikkei 225 superou seu recorde intradiário de todos os tempos de 38.957 pontos. O índice da bolsa inclui as maiores empresas do Japão. Portanto, fechando acima de 39.000 pela primeira vez na história.

Entre na comunidade BLOCKTRENDS PRO com 15% OFF e receba +30 cursos, análises diárias, relatórios semanais, lives e mais.

O nível de fechamento de 39.098 foi descrito por um trader de vendas como o “fechamento psicológico que todos queriam”. O recorde é a cereja do bolo de um poderoso rali durante 2024, impulsionado por aumentos em ações relacionadas a chips.

Takeo Kamai, chefe de serviços de execução na CLSA em Tóquio, descreveu ao Financial Times um clima de “euforia e surpresa” no piso de negociação de sua empresa. Ademais, acrescentou que o impulso final para ultrapassar a linha claramente teve impulso por parte dos fortes resultados de ganhos do fabricante de chips americano Nvidia durante a noite.

Em uma coletiva de imprensa improvisada, Kentaro Okuda, CEO da Nomura, atrelou o momento com os resultados de Nvidia. Segundo ele, os resultados da Nvidia permitiram que os investidores em Tóquio entrassem no mercado com “um senso de confiança”.

Japão bate recordes

Os últimos ganhos elevaram o índice de referência da bolsa do Japão para seu mais alto desde 1989, quando 15 empresas japonesas estavam entre as 20 maiores do mundo por capitalização de mercado. O índice fechou aquele dia a 38.915.

O Nikkei subiu 17,5% desde o início do ano, tornando-se o índice principal de melhor desempenho do mundo, à medida que um iene em queda atrai investidores estrangeiros. Uma moeda fraca aumenta os lucros das empresas focadas na exportação que têm grande peso entre as ações de Tóquio.

O dinheiro também fluiu para as ações japonesas à medida que os investidores se afastaram dos mercados da China. Muito devido à desaceleração da economia e tensões geopolíticas. Os ganhos no Japão também seguem um influxo de investimento por parte de domicílios domésticos aproveitando um novo esquema de poupança subsidiado pelo governo.

Por fim, o índice Topix do Japão, que é mais acompanhado por gestores de fundos profissionais, também está se aproximando de seu pico de 1989. O movimento segue um forte rali este ano, mas ainda não atingiu um novo recorde. Na quinta-feira, o Topix fechou 1,27% mais alto, agora cerca de 8,5% de seu pico histórico.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Mt. Gox diz que vai pagar US$ 8 bilhões aos credores semana que vem Ancord e BlockTrends lançam primeira Certificação em Criptoativos do Mercado Financeiro e de Capitais Donald Trump Agora Possui US$ 30 Milhões em Memecoins DOG é listada na Bybit e atinge máxima histórica pelo segundo dia consecutivo DOG, memecoin no Bitcoin, atinge nova máxima histórica