Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Bitcoin pode aumentar exponencialmente com proposta de melhoria

Conheça a proposta de melhoria do Bitcoin 300, que sugere a criação de drivechains paralelas à rede principal.

Luke Dashjr, um dos desenvolvedores do Bitcoin Core, apresentou nesta semana uma proposta de melhoria do Bitcoin, ou BIP em inglês. Desse modo, o BIP de número 300 terá que passar por votação da comunidade. A proposta é para a implementação de drivechains no ecossistema Bitcoin.

Nesse sentido, as drivechans poderiam possibilitar a criação de sidechains, que, embora ligadas à rede principal do Bitcoin, operariam de forma independente e com regras distintas. Portanto, a ideia por trás dessa é aumentar a rede do Bitcoin, bem como sua capacidade de escalar. Além disso, as redes paralelas do Bitcoin permitiriam testes sem afetar a segurança da rede principal.

Entre na comunidade BLOCKTRENDS PRO com 15% OFF e receba +20 cursos, análises diárias, relatórios semanais, lives e mais.

A proposta, que consiste em 17 commits (alterações em cima do original), visa reimplementar drivechains usando um modelo inspirado no UTXO, conforme detalhado no repositório Bitcoin Core no GitHub. Esse conceito não é novo, ele foi introduzido ao público em 2014 em um artigo coescrito por Adam Back, Matt Corallo, Dashjr e outros. Contudo, Luke propôe algumas mudanças antes da implementação.

Ideias antigas, pensadas de forma nova

A abordagem sugerida por Dashjr propõe o uso de estruturas de banco de dados já existentes, ao invés de criar um novo banco de dados para as sidechains. No entanto, a proposta não foi isenta de críticas. Alguns membros da comunidade, incluindo um revisor chamado “Russeree”, manifestaram preocupações, especialmente em relação ao método de consenso proposto.

Apesar das críticas, Eric Wall, um renomado investidor em projetos de criptomoedas e blockchain, destacou a proposta de Dashjr como o “desenvolvimento mais interessante no Bitcoin” para este ano. Ainda assim, é importante notar que a proposta está em seus estágios iniciais e Dashjr está buscando feedback da comunidade para aprimorá-la.

A proposta pode ser interessante devido ao fato do Bitcoin está sendo inundado por novos padrões de tokens, como o BRC-20 e os Ordinals. Neste ano, os novos padrões, que pegaram tração na rede, inclusive também foram responsáveis por um congestionamento histórico na rede.

A sidechain, teria como objetivo armazenar informações, fora da cadeia principal. Muitos analisam que poderia servir como um suporte para soluções de escalabilidade, ou mesmo uma segunda opção de processamento.

bitcoin-18

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas