Criptomoedas

Binance anuncia staking líquido de Solana (SOL)

No novo produto da Binance, o usuário faz staking de SOL e recebe BNSOL de volta.

Binance anuncia staking líquido de Solana (SOL)

A Binance anunciou nesta quarta-feira (4) o staking líquido de Solana através de sua plataforma. Desse modo, conforme o anúncio da corretora, a solução permitirá que o usuário obtenha retornos flexíveis e “desfrute de utilidade incomparável dentro do ecossistema Binance para quem fizer staking de SOL.”

Entenda mais sobre staking líquido e restaking

Contextualizando, o staking é o modo de assegurar uma blockchain que usa o algoritmo de verificação “proof-of-stake”, como o Ethereum. Nesse método, os tokens nativos da rede, no caso da Ethereum o ETH, são depositados em um contrato inteligente, e travados para ajudar a garantir a segurança do ambiente virtual.

Contudo, o surgimento do staking líquido mudou as regras do jogo. O staking líquido permite ao assegurador receber tokens referentes ao ativo que travou no blockchain.

Portanto, antes não era possível mexer nos fundos em staking, e agora é possível por meio de um Liquid Staked Token (LST). Trata-se puramente de um ativo, como um certificado de depósito, que pode ser negociado no secundário.

No caso do novo produto da Binance, o usuário faz staking de SOL e recebe BNSOL de volta. Por sua vez, o usuário pode usar BNSOL para negociação, empréstimos ou fornecimento de liquidez. Enquanto ainda acumula recompensas de staking.

Em termos simples, o Binance SOL Staking visa desbloquear a liquidez dos seus SOL em staking. Normalmente, o staking líquido é mais comum em finanças descentralizadas, onde contratos inteligentes garantem a paridade dos LSTs.

Contudo, no caso do BNSOL, a Binance diz que ele acumula recompensas por meio da taxa de conversão BNSOL:SOL. Mesmo quando utilizado em outros produtos da Binance ou em protocolos DeFi externos.

Compartilhar
Leonardo Rubinstein

Sobre o autor

Leonardo Rubinstein

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.

Continue scrollando para a próxima matéria…