Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Beyoncé fez inflação na Suécia disparar, segundo o Danske Bank

A turnê mundial da cantora Beyoncé estaria entre as causas da alta de preços na Suécia, segundo o Danske Bank.

A turnê “Renaissance World Tour”, da cantora Beyoncé, está no centro de uma polêmica em torno do índice de preços da Suécia no mês de maio.

Segundo analistas do Danske Bank, o evento colossal comandado pela cantora em Estocolmo, no último dia 10 de maio, teria colaborado para elevar os preços de itens como hospedagem, alimentação fora de casa e lazer.

Estes três pontos foram os que se destacaram no CPI, o “Consumer Price Index”, sueco. O índice apontou uma inflação de 9,7% em 12 meses, conta a expectativa do mercado de 9,4%.

Os analistas do Danske Bank apontaram ainda que eventos de grande relevância, como futebol, ou os shows de artistas, possuem históricos de impacto similares. 

O fluxo de turistas para o país que sedia um evento deste tipo, em especial na Europa, um continente conhecido pela alta mobilidade entre os países (afinal, ir da Noruega e Dinamarca para a Suécia, toma o mesmo tempo de uma viagem Rio – São Paulo), provocam alterações de curto prazo nos preços.

Turnê bilionária 

A apresentação da cantora em shows ao redor do planeta, deve arrecadar ao menos US$2,2 bilhões até setembro. 

Em Estocolmo, onde a artista realizou duas apresentações, foram ao menos 46 mil pessoas no público. O Danske Bank estima que ⅓ destas pessoas seriam de fora do país. Isto ajudaria a a explicar, em parte, a alta de preços nos setores ligados ao turismo.

O Danske por sua vez, não “culpa” a artista pela inflação. Nesse sentido, o banco aponta que a inflação em países europeus, têm sido um problema desde o início de 2022. O conflito entre Rússia e Ucrânia acabou se tornando um dos pontos centrais. Em suma, o surto inflacionário na Europa ocorre em função da alta de preços de combustíveis e energia.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Crise diplomática com Israel impacta FAB, agro e energia no Brasil Aos 85 anos, Abílio Diniz ainda inovava e apostou em cripto Apple bloqueia pornografia em Vision Pro e usuários ficam irritadíssimos Analistas aumentam estimativa de lucro do Nubank em 4x e banco sugere “calma” Terceiro homem mais rico do México tem 60% do patrimônio líquido em Bitcoin