O governador do Banco Central da República Tcheca, Ales Michl, reforçou nesta quarta-feira (18) sobre estudar a possibilidade de incluir Bitcoin (BTC) no balanço patrimonial da instituição.
Entre para o GRUPO DE WHATSAPP do BlockTrends e fique por dentro de tudo sobre Bitcoin.
Em uma recente publicação na rede social X, Michl destacou que não é certo confundir o Bitcoin com outros criptoativos. Além disso, declarou que a criptomoeda merece uma avaliação distinta por parte dos reguladores monetários.
Segundo Michl, o mercado de criptomoedas enfrenta desafios constantes, incluindo fraudes e especulação desenfreada. Contudo, ele afirma que o Bitcoin é um caso à parte e que não pode haver comparação a outros ativos digitais.
Anteriormente, no mês passado, Michl propôs formalmente que o Banco Central da República Tcheca analisasse a viabilidade de adicionar ativos alternativos ao seu balanço, com o Bitcoin entre as opções.
A proposta foi aceita pelo conselho da instituição. Desse modo, marcando um primeiro passo para um estudo mais aprofundado sobre a integração de criptomoedas nas reservas do banco.
“Nós, como banqueiros centrais, devemos estudar o Bitcoin e explorar a tecnologia sobre a qual ele foi construído,” disse Michl. “Estudar o Bitcoin não nos prejudicará – pelo contrário, nos fortalecerá.”
A iniciativa do Banco Central Tcheco reforça uma tendência crescente de governos e instituições financeiras tradicionais que buscam compreender e possivelmente integrar o Bitcoin em seus sistemas financeiros. A decisão de estudar o ativo pode abrir caminho para futuras aquisições e uma potencial diversificação das reservas nacionais.
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com