O mercado de Bitcoin (BTC) tem passado por um período de baixa volatilidade nas últimas semanas principalmente com a negociação de baleias (grandes investidores ou institucionais). Ainda mais após uma pressão vendedora intensa que aconteceu entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.
Entre para o GRUPO DE WHATSAPP do BlockTrends e fique por dentro de tudo sobre Bitcoin.
No entanto, dados on-chain indicam que essa estabilização pode estar chegando ao fim. Potencialmente, segundo Cauê Oliveira, analista do BlockTrends PRO, o terreno está quase pronto para um movimento expressivo no preço do Bitcoin. Isso pode acontecer nos próximos dias ou semanas.
Conforme compartilhou o analista em seu X, no gráfico da BlockTrends PRO, com dados da CryptoQuant, o lucro realizado (em azul) vem diminuindo consideravelmente desde os picos observados entre novembro e dezembro. Ao mesmo tempo, as perdas realizadas (em vermelho) permanecem em níveis estáveis e controlados.
Esse padrão sinaliza um enfraquecimento da pressão vendedora. O que pode indicar que os investidores que estavam realizando lucros ou reduzindo suas posições já o fizeram. Em resumo, as baleias começaram a reduzir suas vendas de Bitcoin.
Contudo, enquanto ainda vendiam, o mercado observou um período prolongado de lateralização do preço do BTC, mantendo a criptomoeda dentro de uma faixa estreita de negociação.
Historicamente, períodos de compressão de volatilidade antecedem movimentos bruscos no preço do Bitcoin. Isso ocorre porque, conforme o volume de negociações diminui e os investidores aguardam um direcionamento claro do mercado, qualquer evento ou catalisador pode desencadear um rompimento expressivo para cima ou para baixo.
O que esperar do próximo movimento do Bitcoin?
Embora não seja possível prever com exatidão quando o Bitcoin fará esse movimento, os indicadores sugerem que estamos próximos do fim deste período de consolidação. Caso ocorra uma movimentação expressiva, os traders e investidores devem ficar atentos a dois cenários principais:
- Rompimento para cima: Se o BTC superar resistências técnicas importantes, pode atrair novo volume comprador, impulsionando uma nova tendência de alta.
- Rompimento para baixo: Caso a criptomoeda perca suportes críticos, um movimento corretivo pode ser acelerado, trazendo o preço para patamares mais baixos.
Dado o atual cenário de mercado e o crescente interesse institucional, especialmente após a aprovação dos ETFs de Bitcoin nos EUA, o viés majoritário continua sendo otimista. Entretanto, fatores macroeconômicos, como decisões sobre taxas de juros e mudanças no apetite por risco dos investidores, ainda podem influenciar a direção final do rompimento.
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com