Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Atualização Dencun na Ethereum é concluída; perspectiva é de baratear rede

No entanto, a atualização, que inclui a proposta de melhoria EIP-4844, levará um tempo para surtir efeito.

Os principais desenvolvedores do blockchain Ethereum implementaram a aguardada atualização Dencun na rede principal nesta quarta-feira (13). Portanto, marcando um avanço significativo nos custos de transação da rede.

Desse modo, a atualização Dencun foi ativada por volta das 11h. No entanto, a atualização, que inclui a proposta de melhoria EIP-4844, levará um tempo para surtir efeito. Portanto, cerca de um ou dois meses para que os contratos de liquidação em todas as redes da camada 2 incorporem a atualização.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

Uma das principais mudanças trazidas pela atualização Dencun é a incorporação de “blobs” nas transações da Camada 2. Nessa ideia, o objetivo é substituir o método “calldata”, que anteriormente estavam nos rollups Ethereum Layer 2.

O que vai mudar com a Dencun no Ethereum?

A introdução de blobs visa reduzir drasticamente os custos das transações, oferecendo uma economia tangível para os usuários finais. O objetivo dos blobs é otimizar o Ethereum, melhorando a disponibilidade de dados sem impactar a infraestrutura existente.

Além disso, a atualização Dencun na Ethereum visa reduzir os custos de transação na Camada 2 da Ethereum. Portanto, os impactos poderão ser vistos em diversas soluções como Base, Optimism, Arbitrum One, zkSync, Starknet, entre outras.

Para garantir preços competitivos, os desenvolvedores implementarão um mercado de taxas específico para blobs, mesmo durante períodos de alta congestão de rede. Embora algumas cadeias da Camada 2 planejem uma integração imediata dos blobs, outras podem levar algum tempo para adotar essa mudança.

Além do EIP-4844, os desenvolvedores adicionaram outras oito atualizações de código ao Ethereum com a chegada da Dencun. Assim, incluindo o EIP-4788, que introduz o conceito de “oráculo consagrado”.

Além disso, o EIP-1153 também teve sua implementação na rede, focado em “armazenamento transitório”. Por sua vez, crucial para o lançamento da versão 4 do Uniswap previsto para este ano.

A rede Ethereum passou por várias atualizações importantes nos últimos anos, incluindo The Merge em 2022, que fez a transição da rede para um modelo de prova de participação com eficiência energética, e a atualização Shanghai, que desbloqueou dezenas de bilhões de dólares em ETH em staking na rede para retirada.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Pela primeira vez em 15 anos, todos bilionários com menos de 30 anos são herdeiros. E isso é ótimo para o Bitcoin Alguém lembrou de 50 centavos em BTC guardados em 2010. Agora valem US$3,3 milhões Por que o Bitcoin está caindo tanto nesta sexta-feira (12) Quanto valem as criptomoedas de Times Brasileiros Golpe faz investidores perderem R$1,3 milhão em 2 minutos em criptomoeda