Algumas semanas atrás, foi dada a largada em uma corrida de institucionais para criar o primeiro ETF de Bitcoin à vista, ou Spot dos EUA. Contudo, uma nova corrida paralela se iniciou neste mês de agosto para fundos negociados em bolsa (ETFs) baseados em futuros de tokens do Ethereum (ETH). Desse modo seis empresas entraram com pedidos na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).
O analista Sênior de ETF da Bloomberg, Eric Balchunas, também confirmou os pedidos. Além disso, organizou a lista dos pedidos com o nome de cada um deles. Vale destacar, que o pedido da ProShares é para criação de um ETF de futuros em que a posição é de venda à descoberto. Ou seja, a aposta do instrumento de investimento é na queda do ativo.
Vale ressaltar que ainda não existe um ETF de futuros em Ethereum disponível nos Estados Unidos. Portanto, a corrida das empresas é pelo pioneirismo na criação de um instrumento do gênero. Por sua vez, a corrida pela criação de um ETF de Bitcoin à vista também traz o sentimento de pioneirismo. Isso porque, ainda não é permitido a compra à mercado da criptomoeda por institucionais.
Portanto, se a SEC não negar os pedidos, os ETFs Ether serão lançados 75 dias a partir da data do depósito e as Volatility Shares seriam as primeiras em 12 de outubro, com as outras a seguir.
Quem está na corrida por um ETF de Futuros de ETH?
O primeiro, e que determinou a largada da nova corrida, foi o pedido para Volatility Shares Ether Strategy ETF, arquivado em 28 de julho. A gestora Volatility Shares é conhecida como quando seu 2x Bitcoin Strategy ETF (BITX) se tornou o primeiro ETF cripto alavancado disponível nos EUA.
Em 1º de agosto, outras empresas solicitaram o Bitwise Ethereum Strategy ETF , VanEck Ethereum Strategy ETF , Roundhill Ether Strategy ETF , ProShares Short Ether Strategy ETF , ProShares Ether Strategy ETF e, por último, a Grayscale Ethereum Futures ETF.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com