O analista Eric Balchunas, da Bloomberg, comenta sobre a possível causa dos atrasos da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) em relação à aprovação dos tão esperados ETFs de Bitcoin à vista nos EUA.
Conforme ele afirma “estar ouvindo”, a SEC está aconselhando as bolsas a usar “cash creates” para os ETFs, o que significa que as transações nestas corretoras (bolsas que negociariam o ETF) seriam feitas em dinheiro, ao invés de “in-kind”. Ou seja, ao invés de ser com o próprio Bitcoin.
“Ouvindo conversas sobre negociação e mercados da SEC envolvidos com bolsas esta semana no ETF 19b-4s de bitcoin à vista, está avisando-os que gostariam que os ETFs fizessem criações em dinheiro (em vez de com ativo subjacente) e pediu-lhes que fizessem alterações no próximo algumas semanas. Isso não é inesperado, mas é um bom sinal”, diz.
O que quer dizer um ETF ser “cash create”?
Em um ETF tradicional, ou “in-kind”, essas corretoras (ou bolsas) criam ou resgatam cotas através de um processo de troca com o fundo. Por exemplo, em um ETF que investe em Bitcoin, uma entidade autorizada cria novas cotas do ETF ao entregar uma quantidade proporcional de Bitcoin ao fundo, e o processo se inverte ao resgatar as cotas.
Entretanto, segundo Balchunas, ao usar “cash creates”, os emissores do ETF de Bitcoin à vista vão arrecadar dinheiro dos investidores. E, em seguida, eles próprios compram Bitcoin para criar as novas cotas do ETF, ao invés de receber o Bitcoin diretamente dos investidores.
Portanto, esse método visa simplificar o processo para corretores e investidores que podem não estar equipados para lidar diretamente com criptomoedas. Isso pode ser vantajoso porque os corretores não podem negociar diretamente com Bitcoin.
“O ‘cash create’ faz sentido que os corretores IMO bc não podem negociar com bitcoin. Então fazer ‘cash create’ coloca o ônus sobre os emissores para fazer transações em bitcoin. E evita que os corretores tenham que usar subsidiárias não registradas ou empresas terceirizadas para negociar com o btc. Menos limitações para eles em geral”, avalia.
“Apenas 2-3 emissores planejavam usar “cash creates”, enquanto os outros queriam fazer “in-kind”, então podem precisar ajustar seus planos ou enfrentar atrasos”, diz. Apesar disso, o analista acredita que isso não muda a probabilidade de 90% de aprovação do ETF. Além disso, em sua visão é um bom sinal de que o processo está avançando e a SEC está confortável com a estrutura operacional proposta.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com