Putin assina lei que torna Bitcoin legal na Rússia e isenta impostos
Essa isenção tem o potencial de impulsionar o uso das moedas digitais, já que elimina a carga tributária que normalmente acompanha transações financeiras tradicionais.
O presidente da Rússia, Vladmir Putin, assinou nesta sexta-feira (29) uma lei que reconhece o Bitcoin e criptomoedas como uma propriedade legal. Desse modo, a Rússia sancionou a medida dentro de um regime jurídico experimental (ELR). O movimento também mostra o interesse do país em outras formas de moeda que não o dólar.
A legislação da Rússia sancionada por Putin, que toca o Bitcoin, introduz importantes mudanças para o setor de mineração de criptomoedas e para transações com ativos digitais. Um dos destaques é a isenção de imposto sobre valor agregado (IVA) para a venda e mineração de criptomoedas.
Entre no GRUPO DE WHATSAPP do BlockTrends para ficar por dentro de tudo sobre Bitcoin.
Essa isenção tem o potencial de impulsionar o uso das moedas digitais, já que elimina a carga tributária que normalmente acompanha transações financeiras tradicionais. Os ganhos obtidos por mineradores de criptomoedas serão classificados como “renda em espécie”. Portanto, serão sujeitos a impostos com base no valor de mercado, permitindo deduções de custos operacionais.
A partir de 2025, organizações corporativas passarão a pagar uma taxa corporativa de 25% sobre suas receitas provenientes da mineração. Contudo, operadores de instalações de mineração devem informar às autoridades fiscais o uso de seus serviços, sob pena de multa.
Outro ponto central da nova legislação é o estabelecimento de um sistema tributário específico para lucros obtidos com criptomoedas. A estrutura consiste em duas faixas:
- 13% para rendimentos anuais de até 2,4 milhões de rublos;
- 15% para valores superiores.
Sobre o autor
Leonardo RubinsteinJornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.