Criptomoedas

‘Economicamente inútil’. Economista que errou sobre internet critica Bitcoin

Krugman também já disse, em 1998, que a internet seria tão irrelevante quanto as máquinas de fax.

‘Economicamente inútil’. Economista que errou sobre internet critica Bitcoin

Paul Krugman, economista que ganhou um Nobel, afirmou que o Bitcoin está perto do fim. Contudo, não é a primeira vez que o economista chegou a decretar o fim da criptomoeda. Na realidade, Krugman ativamente já condenou o ativo pelo menos 10 vezes em redes sociais e jornais.

Além disso, o fim do Bitcoin tampouco é a primeira previsão que o economista errou. Krugman também já disse, em 1998, que a internet seria tão irrelevante quanto as máquinas de fax.

Krugman expressou suas opiniões em um artigo de opinião publicado no The New York Times na última segunda-feira. No artigo, Krugman criticou o apoio do Partido Republicano às criptomoedas.

Ele destacou que J.D. Vance, senador de Ohio e vice na chapa de Donald Trump, representa uma ala “paranoica” do Vale do Silício. Donald Trump, o candidato Republicano para as eleições de novembro deste ano, há meses é bastante vocal quanto ao seu apoio ao Bitcoin.

Economista que errou sobre internet, chama Bitcoin de inútil

“O fato é que o Bitcoin, que foi introduzido há 15 anos, uma eternidade no tempo da tecnologia, continua sendo economicamente inútil,” afirmou Krugman. “As poucas exceções para sua inutilidade são a lavagem de dinheiro e a extorsão.”

Krugman também zombou do plano de Trump de acumular Bitcoin. O ex-presidente afirmou que iria criar a reserva durante evento em Nashville no último sábado. Contudo, o economista chamou de “um resgate governamental para uma indústria repleta de escândalos, destruidora de valor e prejudicial ao meio ambiente.”

Ele também ridicularizou a promessa dos republicanos de “acabar com a repressão ilegal e antiamericana dos democratas às criptomoedas”. “Tenho certeza de que apenas uma pequena minoria de eleitores tem a menor ideia do que isso significa,” comentou o cético das criptomoedas.

Anteriormente, o economista disse que o Bitcoin chegou à sua reta final em dezembro de 2022, em artigo publicado no The New York Times. Na época, o comentário seguiu em linha com a quebra da exchange FTX.

Compartilhar
Leonardo Rubinstein

Sobre o autor

Leonardo Rubinstein

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.

Continue scrollando para a próxima matéria…