Criptomoedas

BRICS discute criar criptomoeda para pagamentos internacionais durante encontro em São Paulo

Vice-ministro russo comenta que BRICS tem planos para unificar economia, e que o encontro presencial aconteceu em fevereiro, em São Paulo.

BRICS discute criar criptomoeda para pagamentos internacionais durante encontro em São Paulo

O bloco econômico BRICS têm discutido o uso de ativos digitais (criptomoeda) em acordos internacionais. Além disso, a proposta, ouvida em declarações sugere que o bloco pode estar preparado para desenvolver sua própria criptomoeda estável (stablecoin).

Recentemente, o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, discutiu o papel que tal stablecoin poderia desempenhar para o coletivo. Ryabkov comentou sobre o assunto em entrevista à TV BRICS.

Em suas declarações, comentou acerca dos projetos econômicos que a Rússia enfrentará como detentora da presidência do BRICS em 2024. Ademais, ele mencionou que o bloco realizou discussões sobre plataformas nativas e a utilização da criptomoeda dentro do BRICS.

“Em termos práticos, estão a ser consideradas várias opções. Por exemplo, liquidações em stablecoins ou a opção de criação de uma plataforma que unirá os sistemas financeiros dos seus participantes. A chamada BRICS Bridge, que implica a união dos sistemas de moeda digital existentes dos bancos centrais dos países BRICS”, disse.

“Está em discussão a possibilidade de unificar os sistemas nacionais de mensagens financeiras. Bem, os ministros das finanças e os banqueiros centrais mantiveram os seus contatos. O encontro presencial aconteceu em fevereiro, em São Paulo.

Segundo o vice-ministro russo, o grupo já criou um canal especial para troca de informações entre bancos centrais e aprovou regulamentos para cooperação na área de segurança da informação.

Compartilhar
Leonardo Rubinstein

Sobre o autor

Leonardo Rubinstein

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.

Continue scrollando para a próxima matéria…