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Regulador do Reino Unido reforça que memes de cripto são prioridade

O regulador disse que o uso de memes em promoções é particularmente prevalente na indústria de criptomoedas.

A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido expressou preocupação acerca da promoção de ativos financeiros através de memes, especialmente em cripto. Desse modo, a entidade reguladora disse em comunicado que qualquer marketing para produtos financeiros, “incluindo aqueles expressos em memes”, deve ser justo, claro e não enganoso.

Os memes em cripto, geralmente promovendo memecins, foram diretamente citados no documento de diretrizes para influenciadores. Contudo, essa categoria de criptoativo, por definição, apenas valoriza-se por meio de piadas e engajamento em redes sociais. Portanto, além de não totalmente reguladas, as criptomoedas agora enfrentam mais desafios por conta da categoria de memecoins.

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O órgão regulador disse que influenciadores financeiros nas redes sociais, ou “finfluencers”, devem ser autorizados. Isso é, ter a aprovação de um representante nomeado pela FCA para poder fazer anúncios e memes sobre produtos financeiros.

FCA contra memes cripto

Além disso, o regulador disse que o uso de memes em promoções é particularmente prevalente na indústria de criptomoedas. E que usuários frequentemente compartilham eles em plataformas como Telegram e Reddit. Portanto, para exemplificar exemplos de ‘promoções autorizadas de memes’, a entidade reguladora incluiu uma imagem ao documento publicado.

Regulador Reino Unido cripto memes
(Fonte: Orientação finalizada sobre finanças promoções nas redes sociais/FCA)

“Promoções não são apenas sobre os likes, são sobre a lei. Tomaremos medidas contra aqueles que anunciam produtos financeiros ilegalmente”, disse Lucy Castledine, diretora de investimentos do consumidor na FCA, em um comunicado na terça-feira.

“As redes sociais nem sempre serão o melhor lugar para promover produtos complexos. As empresas precisam considerar se uma plataforma que oferece caracteres limitados ou espaço é o lugar certo para fazer isso.”

A FCA disse que, em 2022, retirou mais de 10.000 anúncios enganosos sobre serviços financeiros.

A FCA tornou-se especialmente agressiva em relação à publicidade de cripto. A partir de outubro de 2023, a FCA passou a exigir que as empresas interessadas em promover investimentos em criptomoedas para consumidores no Reino Unido obtenham autorização ou registro junto ao regulador, ou que uma empresa autorizada aprove seu marketing.

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