Finanças

Javier Milei se encontra com Alberto Fernández para discutir transição do governo

As repercussões nas Bolsas argentinas, e no preço do Bitcoin, até então são positivas após a vitória de Javier Milei.

Javier Milei se encontra com Alberto Fernández para discutir transição do governo
Javier Milei e Alberto Fernández (Imagem: Porta-voz do governo da Argentina/Twitter)

Javier Milei, presidente eleito na Argentina, encontrou-se nesta terça-feira (21) pela primeira vez oficialmente com Alberto Fernández, o atual presidente mandatário. Nesse sentido, Gabriela Cerruti, porta-voz do governo, postou em seu X (antigo Twitter) sobre o evento.

“O presidente @alferdez recebeu esta manhã o Presidente eleito @JMilei. A reunião decorreu na residência presidencial de Olivos, para iniciar o processo de transição institucional entre as equipas designadas por ambos nas diferentes áreas do governo”, comunica.

https://twitter.com/gabicerru/status/1726939582087000307

Milei, libertário e líder da coalizão política La Libertad Avanza, foi eleito no último domingo (19). O libertário fez a Mafalda, e a Mônica, chorar abraçadas após vencer com 55,78%, ou 14,022 milhões dos votos, segundo dados oficiais. Enquanto que sua oposição, Sérgio Massa,contou com 44,21%, ou 11,114 milhões de votos.

Milei ainda não anunciou seus ministros, sendo que o nome mais esperado é o da Economia. O motivo é um tanto óbvio, dado a crise inflacionária que a Argentina vem vivenciando nos últimos anos.

Além disso, Milei costuma adotar ideologias bastante libertárias, e voltar-se para uma ideia de um Estado mínimo. O presidente eleito da Argentina discute sobre dolarização da economia argentina, e a erradicação do Banco Central.

As repercussões nas Bolsas argentinas, e no preço do Bitcoin, até então são positivas após a vitória de Javier Milei. O dólar paralelo (Dólar blue) voltou a ficar acima da marca dos 1.000 pesos. O Bitcoin observou uma valorização de mais de 26% contra o peso após a vitória de Milei.

Além disso, o índice S&P Merval (MERV), que mede o desempenho das ações mais líquidas da Argentina negociadas na Bolsas y Mercados Argentinos (BYMA), decolou nesta terça em 17% para 760 mil pontos.

Compartilhar
Leonardo Rubinstein

Sobre o autor

Leonardo Rubinstein

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.

Continue scrollando para a próxima matéria…