Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Notícias

90% dos funcionários da OpenAI ameaçam renúncia após demissão de Altman

Os funcionários da OpenAI deixaram claro que a Microsoft está tratando isso como uma grande aquisição, assegurando aos funcionários existentes que há vagas abertas para se juntar a Altman e sua equipe na Microsoft.

A grande maioria dos funcionários da OpenAI ameaçou renunciar e se juntar à Microsoft. O movimento ocorre após a empresa contratar o ex-CEO da OpenAI, Sam Altman, e o ex-cofundador da OpenAI, Greg Brockman. As contratações implicam liderar uma nova “equipe de pesquisa avançada em IA”. Ademais, a esmagadora maioria dos mais de 700 funcionários, ou 90%, da OpenAI também pede para que o conselho da OpenAI renuncie.

Nesse sentido, mais de 700 funcionários atuais da OpenAI, em uma carta ao conselho da OpenAI reportada esta manhã pela Wired e pela jornalista Kara Swisher, afirmaram que a Microsoft garantiu posições para todos os funcionários da OpenAI em sua nova subsidiária, caso optem por se juntar.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

Desse modo, os 90% dos funcionários da OpenAI, que assinaram a carta, acusam o conselho da empresa de comprometer seu trabalho e de ter “prejudicado nossa missão e empresa”. Eles também rejeitam a ideia de que a OpenAI estivesse avançando rápido demais sem preocupação com a segurança. “Nosso trabalho em segurança e governança de IA molda normas globais”, afirmam.

Arrependimentos do conselho

Swisher informa que atualmente há pouco mais de 700 funcionários na OpenAI e que mais assinaturas estão sendo adicionadas à carta. A carta parece ter sido escrita antes dos eventos da noite passada, sugerindo que está circulando desde a demissão de Altman. Isso também indica que pode ser tarde demais para o conselho da OpenAI agir conforme as demandas do memorando.

Ilya Sutskever, cientista-chefe da OpenAI, que liderou a iniciativa para remover Altman, expressou em X (anteriormente Twitter) arrependimentos sobre o caos interno na OpenAI.

“Lamento profundamente minha participação nas ações do conselho. Nunca pretendi prejudicar a OpenAI,” disse Sutskever. “Amo tudo que construímos juntos e farei tudo o que puder para reunir a empresa.” Curiosamente, o nome de Sutskever também está na lista de renúncias.

Nova equipe da Microsoft

A Microsoft criou uma equipe especial de “pesquisa avançada em IA” para acolher estes 90% de possíveis ex-funcionários da OpenAI, com Altman recebendo o título de CEO para liderar a divisão. É um movimento incomum para a Microsoft fora de aquisições. Visto que, a empresa geralmente usa o título de CEO apenas para líderes de grandes divisões. Como a Microsoft Gaming ou empresas adquiridas como LinkedIn e GitHub.

Além disso, os funcionários da OpenAI deixaram claro que a Microsoft está tratando isso como uma grande aquisição, assegurando aos funcionários existentes que há vagas abertas para se juntar a Altman e sua equipe na Microsoft.

A contratação de Altman ocorreu poucas horas após as negociações com o conselho da OpenAI falharem em trazê-lo de volta como CEO da OpenAI no fim de semana. Em vez disso, Emmett Shear, ex-CEO e cofundador da Twitch, foi nomeado CEO interino. Ele assumirá de Mira Murati, que foi nomeada CEO interina da OpenAI após a surpreendente demissão de Altman na sexta-feira. Murati está no topo da lista de funcionários da OpenAI ameaçando agora se juntar à Microsoft.

Portanto, a nova equipe de pesquisa avançada em IA da Microsoft, liderada por Altman e Brockman, surge apenas uma semana após a Microsoft anunciar que construiu seu próprio chip de IA personalizado. Chips que pode ser usado para treinar grandes modelos de linguagem e potencialmente evitar uma dependência custosa da Nvidia.

Altman, segundo relatos, estava recentemente apresentando a investidores uma startup separada para construir chips de processamento de tensor de IA (TPU), rivais da Nvidia, de acordo com o The New York Times.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Zicou? Faria Lima terá estátua em homenagem a Satoshi Nakamoto Pós-Halving, comprar um pão em Bitcoin custa R$660? Pela primeira vez em 15 anos, todos bilionários com menos de 30 anos são herdeiros. E isso é ótimo para o Bitcoin Alguém lembrou de 50 centavos em BTC guardados em 2010. Agora valem US$3,3 milhões Por que o Bitcoin está caindo tanto nesta sexta-feira (12)