Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

1 milhão de brasileiros fogem para cripto com aumento de IOF

O aumento encareceu operações tradicionais, e ganhou destaque em um vídeo do analista Vinicius Bitelo, do BlockTrends.

Quem ainda acha que o governo Lula não incentiva o mercado de criptomoedas quebrou a cara nesta semana. O aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) em 2025, mais uma medida arrecadatória do governo, resultou em cerca de 1 milhão de brasileiros a buscar refúgio em criptoativos. Especialmente stablecoins como USDT e USDC, para escapar das altas taxas em transferências internacionais e investimentos no exterior.

Entre para o GRUPO GRATUITO DE WHATSAPP do BlockTrends e fique por dentro de tudo sobre Bitcoin.

Brasileiros fogem de IOF para stablecoins

Dados do Bitybank, criptoBanco brasileiro que integra conta digital e negociação de criptomoedas, mostram que o volume de negociações desses ativos disparou 160% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.

Faça parte da Comunidade Exclusiva PRO do BlockTrends.APP e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, carteiras recomendadas e lives.

Para um recorte ainda mais específico, a empresa de Rocelo Lopes, SmartPay, divulgou um recorde. A empresa que oferece tecnologia de pagamento e integração de stablecoins observou 666 mil transações de stablecoins em um único dia via Pix.

Esse movimento foi impulsionado pela recente alteração na cobrança do IOF. O aumento encareceu operações tradicionais, e ganhou destaque em um vídeo do analista Vinicius Bitelo, do BlockTrends.

Além disso, no vídeo “COMO EVITAR DE PAGAR IOF COM STABLECOINS?”, Vinicius Bitelo, analista do BlockTrends, detalha como as stablecoins podem ser usadas para contornar o imposto.

Ele explica que a compra de USDT ou USDC em corretoras como a OKX está atualmente fora do escopo do IOF. Com o investidor arcando apenas com o spread cambial e taxas de corretagem entre 0,2% e 0,5%, muito inferiores às alíquotas tradicionais.

“Você pode driblar o IOF atualmente com as stablecoins, comprando Bitcoin, comprando ouro tokenizado”, destaca Bitelo. Bitelo reforça essa vantagem no vídeo, e mostra que plataformas como a OKX permitem não apenas comprar stablecoins. Mas também investir em ativos como Bitcoin e ouro tokenizado para proteger o patrimônio.

“Você pode comprar USDT, que é o dólar tokenizado, e ganhar rendimento colocando em earn dentro da plataforma da OKX”, explica. Ele destaca destacando a possibilidade de rendimentos passivos.

Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com

Notícias relacionadas