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O Brasil poderá ganhar sua própria versão de um Tesla brasileiro, isto é, um carro elétrico nacional. Nesse sentido, a mente por trás do automóvel é o empresário Flávio Figueiredo Assis, do Espírito Santo. Ele lidera o projeto de montagem do veículo, o Lecar Model 459. Portanto, o plano é de que comece a circular no final do ano.
O protótipo foi revelado em Caxias do Sul, RS, pela Ângulo Protótipos, parceira do projeto, e apresentado nas redes sociais da marca, que terá sede em Alphaville, Barueri, SP, e fábrica em Caxias do Sul.
Desse modo, o Tesla brasileiro, Lecar Model 459, contará com 65% de conteúdo nacional. Sendo 50% de empresas de Caxias do Sul e 15% de outros municípios brasileiros. Os 35% restantes dos componentes, principalmente motores e baterias, serão importados da China, da fabricante Wiston, que também fornece para Volkswagen e Hyundai.
Assis destacou as vantagens do Brasil na produção de veículos 100% elétricos devido à abundância de matéria-prima apropriada. Além disso, segundo ele, escolheu Caxias do Sul para a montagem da fábrica devido à presença de vários fornecedores do ecossistema de mobilidade na região.
O apelido Tesla brasileio não é à toa, visto que o projeto começou com a desmontagem de um veículo Tesla para compreender a engenharia da marca. Com um investimento estimado em R$ 1,1 bilhão, financiado com recursos próprios, o projeto abrange desde o design até a produção. Assis planeja um IPO para 2025, visando posicionar o Brasil de forma valorizada no cenário automotivo global.
Em fevereiro, o protótipo será enviado para Londres, Inglaterra, para testes de impacto, aerodinâmica e segurança. Desse modo, visando obter várias homologações. Esta fase durará até nove meses, após a qual o veículo entrará em produção, gerando 600 empregos diretos na fábrica.
Para 2025, Assis prevê a produção de 300 carros por mês, com preço unitário de R$ 279 mil. Inicialmente, a empresa necessitará de uma área de 4 mil m², com planos de expansão para produzir 50 mil unidades anuais a partir de 2028.
O empresário diz ter se inspirado no próprio Elon Musk, fundador da Tesla, Assis começou sua carreira como bancário e depois fundou a Financial Contabilidade e a Lecard, uma administradora de cartões alimentação PAT.
Em 2022, ele vendeu a Lecard para focar na criação da primeira montadora de carros elétricos do Brasil, motivado pela lei 8.723 de 1993, que visa reduzir as emissões de CO2 e encerrar a utilização de motores a combustão em veículos fabricados a partir de 2028. A equipe da Lecar conta com trinta profissionais com experiência em empresas renomadas do setor automotivo.
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