O que faz um enorme banco nacional de desenvolvimento de país emergente apostar publicamente na “disruptiva” tecnologia blockchain, afeita ao universo dos bitcoins? A resposta foi dada durante o BlockTrends, evento da QR Capital, que aconteceu em agosto deste ano, no Rio. Joaquim Levy, ex-presidente do BNDES, e Vanessa Almeida, head da Iniciativa Blockchain do banco, falaram sobre os esforços da instituição em direção à inovação.
A resposta não está nos manuais do século XX, certamente, nem na atual burocracia repleta de lacunas propícias à corrupção do setor público brasileiro. Joaquim Levy apontou, durante o BlockTrends, que o Brasil e o BNDES saíram na frente ao entender todas as dimensões e usos de uma tecnologia revolucionária, escapando dos clichês rasos em torno do tema:
– A tecnologia blockchain tem a cara do Brasil. (…) O governo sempre foi pioneiro em usar tecnologias da informação. É uma grande ferramenta para melhorar a governança, a gestão, eficiência e tudo que a gente precisa no país hoje – pontuou Levy.
++ Confira o serviço de gestão QR Multi, com 5,81% de rendimento no mês de agosto
E, acreditem, as razões do banco são institucionais, não comerciais.
Primeiro, criou um setor dedicado a esta nova tecnologia, liderado por Vanessa Almeida. Uma vez incorporado o conhecimento, desenvolveu estratégias como o BNDES Token e o True Budget, que utilizam a tecnologia como um sofisticado protocolo digital de governança, que permite ao cidadão o acompanhamento, através de tokens, de todas as operações realizadas com financiamentos oriundos do banco.
Durante sua palestra no BlockTrends, Almeida explicou que o True Budget é uma forma de criar transparência e rastreabilidade para financiamentos enviados pelos governos da Alemanha e Noruega para o Fundo Amazônia. A transferência de valores se dá via sistema bancário, mas os pontos-chave são registrados em blockchain, como quem enviou, quem recebeu, horário e quantia.
O BNDES Token tem a mesma intenção de gerar transparência, mas com foco nos financiamentos para governos estaduais. Almeida explicou que a prova de conceito (uma espécie de teste de eficácia) foi feita com o financiamento da construção de uma rodovia no Espírito Santo. Nesse caso, os movimentos financeiros eram completamente dentro da blockchain via BNDES Token.
Uma vez incorporada a dimensão do blockchain dentro do banco, a cultura naturalmente se espalhou até alcançar programas como o BNDES Garagem, que visa a acelerar ou a estimular a criação de startups escolhidas numa concorrida seleção.
Dois representantes do Programa Blockchain do BNDES, Gladstone Arantes e José Nogueira, falaram sobre o tema no painel “Blockchain e BNDES: a colaboração a serviço da sociedade”, realizado em outro evento, o CIAB Febraban, maior encontro de tecnologia do setor financeiro da América Latina, que aconteceu em junho deste ano, em São Paulo. Arantes mapeou o interesse do banco na tecnologia.
– O BNDES resolveu sair na frente por motivos institucionais, pelo entendimento de que evoluir nas agendas de confiança, transparência e inovação era algo relevante. Quando trouxemos o conhecimento para dentro do banco (já demos, inclusive, vários cursos internos), o time entendeu a importância e o tema apareceu em outros fóruns. Por isso, inclusive, o blockchain virou uma vertical específica dentro do Programa BNDES Garagem.
Uma das startups selecionadas para a aceleração no BNDES Garagem, a QR Capital, coincidentemente também foi uma das 40 fintechs escolhidas para participar do CIAB Febraban – aliás, a única gestora de criptoativos no mais importante evento de tecnologia do setor bancário.
A QR Capital é um bom exemplo da aproximação crescente do mercado financeiro formal com o universo dos criptoativos. A gestora incluiu em seu portfólio ferramentas de autorregulação e transparência, como o KYC (Know Your Costumer), asseguração contábil de uma auditoria externa e acesso de clientes a posições diárias de suas carteiras administradas. Além disso, está constituindo um fundo multimercado regulado, para aproximar o público mais conservador do universo dos criptoativos.
++ Quer ter rentabilidade em dólar? Confira os produtos de gestão da QR Capital
O CEO da QR Capital, Fernando Carvalho, integra, também, o grupo de trabalho GT Fintechs da CVM, que está definindo os parâmetros de um novo ambiente regulatório experimental, o chamado Sandbox, ou Banco de Testes Regulatórios (BTR), que viabilizará o teste de novas tecnologias no setor financeiro.
– A QR está se envolvendo em todas as novas conexões dos criptoativos com o ambiente do mercado convencional. Desde a aceleração em programas sérios como o do BNDES, passando pela criação de um fundo regulado, que será o primeiro com gestão ativa no Brasil, até a participação nas discussões sobre a regulação de criptoativos no país. Também acreditamos que a tecnologia blockchain e os criptoativos vieram para ficar.
Fernando é um personagem provável do início de uma revolução, que, no entanto, deve acontecer num tempo seguro, segundo Gladstone Arantes.
– Tecnologias fundacionais como o blockchain tem desafio tecnológico e de coordenação. A consolidação demora por causa do mindset das pessoas. Blockchain é, por natureza, uma tecnologia que deve evoluir com segurança. As tecnologias chamadas fundacionais demoram mesmo para acontecer – disse o executivo do BNDES, comparando o momento com o advento da internet, no fim do século XX, quando os primeiros computadores se conectaram à rede.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com
Frank Richard Ahlgren III, investidor antigo de criptomoedas, foi acusado de não reportar adequadamente os…
Como mostra o IPCA,os preços do Café aumentaram 2,33% em novembro.
O ETF argentino, representado pelo Global X MSCI Argentina (ARGT), lidera com um retorno impressionante…
Incubada pelo Build-a-Bera, a incubadora oficial da Berachain, a Puffpaw anunciou recentemente uma rodada de…
A equipe optou por abordar um tema relevante e em expansão: a arbitragem entre contratos…
Desde que assumiu a presidência em dezembro de 2023, Javier Milei implementou medidas econômicas rigorosas…
Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site e ajudar em nossos esforços de marketing.
Política de Privacidade