A rede de Bitcoin alcançou um novo marco, e aos que acompanham o mercado sabe que é tão importante quanto o preço da criptomoeda. Trata-se da máxima histórica da dificuldade de mineração, que ultrapassou 100 trilhões de hashrate pela primeira vez na história.
A marca histórica representa um aumento significativo na competição entre os mineradores. O número é importante, visto que mostra o quão o processo de validação das transações e mineração de novos blocos está mais complexo do que nunca. Em outras palavras, a rede do Bitcoin nunca esteve tão segura na história quanto nesta terça-feira (5), poeticamente em dia de eleição nos EUA.
A dificuldade de mineração do Bitcoin (hashrate) é um parâmetro ajustado aproximadamente a cada duas semanas (ou a cada 2.016 blocos). O ajuste tem como obejtivo garantir que o tempo de processamento de blocos permaneça em torno de 10 minutos. No código fonte e documento inicial do Bitcoin, que completou 16 anos na semana passada, já era possível ver as regras da rede.
Entre no GRUPO DE WHATSAPP do BlockTrends para ficar por dentro de tudo sobre Bitcoin.
A validação de um bloco demora cerca de 10 minutos, e a recompensa para quem valida é de 50 BTC. O valor cai pela metade a cada quatro anos, e hoje está em 3,125 por bloco. A cada duas semanas um ajuste é feito a depender de quantos mineradores competem na rede.
Esse ajuste depende do poder de computação (ou hashrate) da rede. Quanto mais mineradores competem na rede, maior a dificuldade, e vice-versa. Esse mecanismo é fundamental para manter a emissão de Bitcoin em um ritmo controlado. Mmesmo com o aumento ou diminuição da quantidade de mineradores.
Hoje, a dificuldade ultrapassou a marca de 100 trilhões, um número que reflete a intensificação da competição entre mineradores e a segurança da rede Bitcoin, que aumenta ao longo dos anos com incentivos monetários.
No que tange ao preço, é possível notar uma correlação. Conforme mostra a linha verde no gráfico (o preço do Bitcoin em dólares americanos). Existe uma tendência geral de aumento na dificuldade conforme o preço do Bitcoin sobe. Especialmente em períodos de bull run, ou seja, grandes altas.
Por fim, vale apontar que a competição intensificada entre mineradores, juntamente com o aumento de investimentos em infraestrutura de mineração, pode reforçar a tese de valor do Bitcoin entre institucionais.
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com
Há semanas Trump eleva o tom de suas críticas ao presidente do Federal Reserve. Ele…
Um exemplo que descreve bem o cenário é Aitana, uma modelo de 25 anos com…
Em 14 de abril de 2025 a empresa revelou planos ainda mais ambiciosos. Transformar o…
A nomeação de Atkins marca um retorno à SEC, onde atuou anteriormente como comissário entre…
A empresa que administra mais de US$ 10 trilhões em ativos revelou planos para oferecer…
No dia 21 de abril, logo após o falecimento do Papa Francisco, a Polymarket lançou…
Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site e ajudar em nossos esforços de marketing.
Política de Privacidade