Notícias
O presidente da Argentina, Javier Milei, prometeu não se opor aos esforços das províncias para lançar suas próprias moedas.
Essa decisão foi confirmada após uma troca pública entre Milei e o governador da província de La Rioja, Ricardo Quintela.
Milei, em uma entrevista à Radio Mitre em 14 de janeiro, afirmou que não se oporia legalmente à criação de moedas locais pelas autoridades provinciais na Argentina.
Ele acredita que o mercado acabará por decidir o valor desses projetos, mas advertiu que as "quase-moedas" provocarão inflação e aqueles que as aceitarem acabarão sendo enganados.
O governador Quintela, de La Rioja, planeja lançar uma moeda própria para a província, após Milei reduzir o valor do peso argentino em 50% em 10 de dezembro de 2023, visando controlar a inflação no país.
O presidente Milei reduziu os recursos federais para as províncias, levando Quintela a pedir ao legislativo de La Rioja a criação de uma base legal para emitir sua própria moeda, a fim de pagar salários, como dos policiais.
Em dezembro de 2023, o governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, também contemplou publicamente a emissão de moeda local.
Paralelamente, em Rosario, a terceira cidade mais populosa da Argentina, um proprietário local e um inquilino firmaram um acordo para o aluguel ser pago em Bitcoin.
Este contrato é o primeiro do seu tipo na Argentina, viabilizado por recentes emendas à lei pela nova administração presidencial.