Notícias
Investidores perderam mais de R$ 1,3 milhões em um golpe de criptomoeda que ocorreu em apenas dois minutos. O golpe, conhecido como "rugpull" ou "puxar o tapete" em português.
Essa fraude específica envolveu uma criptomoeda falsa que se passava por um projeto legítimo chamado Truflation (TRUF), um esquema endossado por grandes nomes como Coinbase e Chainlink.
O Truflation tem o objetivo de facilitar a tokenização de ativos do mundo real por meio de oráculos, que são fontes de dados financeiros independentes, transparentes e atualizados em tempo real.
O golpe foi executado quando os fraudadores lançaram uma criptomoeda falsa usando o mesmo nome e proposta do projeto legítimo Truflation, convencendo investidores a comprar a moeda fraudulenta.
Em seguida, os golpistas retiraram imediatamente toda a liquidez do mercado, fazendo com que o valor da criptomoeda falsa despencasse para zero em questão de segundos.
A fraude de "rugpull" acontece quando os criadores de uma criptomoeda falsa inicialmente depositam uma certa quantia de liquidez e atraem investidores para comprar a moeda.
Para então retirar toda a liquidez do mercado, deixando os investidores com ativos sem valor.
Para evitar cair nesses tipos de golpes, os investidores são aconselhados a verificar cuidadosamente o contrato da criptomoeda antes de investir.
Cada criptomoeda possui um endereço de contrato único no blockchain, que serve como identificação.
Mesmo que duas criptomoedas compartilhem o mesmo nome e símbolo, seus contratos serão diferentes, sendo um indicativo crucial para distinguir entre o projeto legítimo e uma fraude.