Notícias
Duas novas redes blockchains estão chamando a atenção dos investidores do mercado cripto, especialmente pela possibilidade de airdrop.
Ambas as blockchains são EVM, ou seja, utilizam a Máquina Virtual da Ethereum (estrutura compatível com a Ethereum). Seus nomes são Morph e ZkLink Nova.
A primeira citada trata-se de uma rede blockchain acima da Ethereum, ou como é falado, segunda camada.
As redes de segunda camada utilizam a segurança de um blockchain já consolidado para armazenar dados importantes, e executam suas transações em suas próprias redes. Portanto, uma camada de execução acima da Ethereum.
A Morph arrecadou US$ 20 milhões em rodadas de financiamento seed e angel. Portanto, sua alocação para um airdrop pode ser bastante “gorda”.
A própria Morph comemorou em uma postagem de blog. A rodada angel, no valor de US$ 1 milhão, incluiu participantes como Sandeep Nailwal da Polygon e Alex Svanevik da Nansen.
O projeto descreve sua rede como uma “blockchain para consumidores do dia a dia”, visando impulsionar a adoção além do foco convencional em finanças descentralizadas.
A segunda rede, ZkLink Nova, trata-se de uma blockchain de terceira camada. Ou seja, um blockchain que funciona em cima da ZkSync. Por sua vez, a ZkSync funciona em cima da Ethereum.
Segundo a equipe da ZkLink, são a primeira rede rollup zkEVM (rede que comprime transações para escalar usuários) agregada de camada 3 da indústria.
Portanto, o zkLink Nova visa unificar liquidez e ativos do Ethereum e dos rollups (tecnologia de compressão de dados) de camada 2 em uma plataforma interoperável.
A rede principal já está no ar, e atualmente conta com um programa de pontos. Os usuários que migrarem seus ativos de qualquer outra blockchain para a rede acumulam pontuações.