O bilionário Elon Musk, CEO da Tesla e do X (antigo Twitter), voltou a ser o centro de uma nova polêmica nas redes sociais. O nome do bilionário tomou as redes sociais após investigações indicarem que o domínio x.com, Twitter, está sendo hospedado em um servidor localizado na Rússia.
Entre para o GRUPO GRATUITO DE WHATSAPP do BlockTrends e fique por dentro de tudo sobre Bitcoin.
A descoberta é do jornalista Rocco Castoro e rapidamente viralizou nas redes sociais. Inclusive levantando questionamentos sobre possíveis riscos de segurança e implicações geopolíticas.
O levantamento de dados feito por Castoro revelou que o domínio x.com possui registros de DNS reverso apontando para um endereço IP em Khabarovsk, na Rússia.
Esse IP está associado à empresa de hospedagem G-Core Labs, que anteriormente havia anunciado que não prestaria mais serviços na Federação Russa devido às sanções e ao conflito entre o país e a Ucrânia.
No entanto, os registros levantados mostram que ainda existem ligações entre a empresa e servidores em território russo. As imagens compartilhadas incluem capturas de tela do site SecurityTrails, um banco de dados que rastreia informações de hospedagem e domínios.
Nelas, é possível ver que o endereço IP 92.38.189.247, vinculado ao x.com, está localizado na Rússia e é operado pela G-Core Labs.
O domínio x.com tem um significado histórico para Musk, pois remonta à sua startup financeira original nos anos 1990, que eventualmente se tornou o PayPal. Em 2017, o bilionário recomprou o domínio e, recentemente, o utilizou para rebatizar o Twitter como X.
Até o momento, Elon Musk não comentou oficialmente sobre a polêmica. No entanto, a empresa G-Core Labs publicou um comunicado em seu site afirmando que deixou de operar na Rússia e que sua equipe russa agora atua sob a marca EdgeCenter. Desse modo, sugerindo que a infraestrutura em Khabarovsk pode ser resquício de uma transição incompleta.
Portanto, se por um lado o caso pode ser resultado de uma configuração antiga ou de um erro de roteamento, por outro, levanta preocupações sobre segurança e transparência em um contexto global tenso.
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com
Confira essa montanha-russa e entenda de uma vez por todas como o BTC virou o…
A gestora revela que veio para ratificar o que o analista Cauê Oliveira, do BlockTrends,…
A partir de agora, essas instituições não precisarão mais informar previamente sobre esse tipo de…
O incidente, que aconteceu em 22 de março, não teve impacto financeiro ou operacional para…
Em abril deste ano, Vitalik Buterin, uma das mentes por trás do Ethereum, trouxe uma…
Em parceria com a corretora global OKX, Albani decidiu tornar pública sua carteira de investimentos…
Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site e ajudar em nossos esforços de marketing.
Política de Privacidade