Notícias
Um Youtuber brasileiro, Dani Edson, com mais de 227 mil seguidores e foco em criptomoedas, teve um prejuízo de aproximadamente R$180 mil ao armazenar a senha de sua carteira em um arquivo zipado no PC.
Desse modo, depois de baixar um software de uma fonte não confiável, invasores acessaram seu computador e roubaram seus arquivos.
O YouTuber explicou em um vídeo postado na segunda-feira (16) como os hackers roubaram todas as suas criptomoedas ao acessar “um arquivo com as senhas”.
Nesse sentido, ele alertou sobre os riscos de guardar informações sensíveis no computador, dizendo: “Levaram todas as minhas criptomoedas”.
O relato do influenciador digital começa com um tom de desespero: “Levaram tudo”. Ele revelou que a senha de sua carteira estava em um arquivo de texto zipado.
Edson mencionou que utilizava a carteira Exôdus, muito conhecida no mercado. Depois de criar as 12 palavras de segurança, ele as guardou em um arquivo de texto no PC.
No vídeo, ele mostra as transações fraudulentas e pede ajuda para rastrear os fundos. O site Livecoins identificou que parte dos ativos foi transferida para a corretora Kucoin. Assim, Edson pode solicitar o auxílio da corretora para identificar o hacker.
No entanto, os bitcoins roubados circularam por 14 carteiras diferentes, tornando difícil determinar quando o hacker perdeu o controle dos ativos.
Com uma expressão abatida, Edson listou as criptomoedas roubadas, incluindo Bitcoin, Ethereum, BNB, Litecoin, Bitcoin Cash, Theta, NEO e Dash, totalizando um prejuízo de R$ 180.389,42.
Ele aconselhou seus seguidores a serem cuidadosos ao baixar arquivos da internet e recomendou o uso de “hardware wallets” para armazenar criptomoedas com mais segurança