Notícias
O deepfake de Buffett instruía os usuários a irem para Khaederbit, uma plataforma falsa de negociação de criptomoedas com nenhum detalhe verificável da empresa.
O bilionário anunciou em rede nacional, durante entrevista que vai doar Bitcoins para alguns sortudos. Óbvio que trata-se de mais um golpe.
Na realidade, aparentemente, uma rede de criminosos no TikTok está atuando com DeepFakes de famosos que anunciam sorteios de Bitcoin.
Nesse sentido, dos mesmos criadores do Elon Musk pedindo doações, agora o maior hater do ativo diz que irá doar para seus fãs.
Os golpistas estão usando versões deepfake de empresários ricos, incluindo Warren Buffett, Bill Gates, Mark Zuckerberg e Elon Musk. O objetivo é manipular usuários a acreditarem que um sorteio de bitcoin é crível, e irá acontecer.
Os vídeos são reconhecíveis como deepfakes devido ao mau alinhamento áudio-visual, imagens estranhas de manchetes de notícias e supostas reportagens e gráficos com falhas.
Buffett tem sido vocalmente cético sobre a criptomoeda e uma vez a descreveu como “provavelmente veneno de rato ao quadrado”.
Quase todos os vídeos promovendo o golpe que o site Media Matters analisou começaram com uma entrevista deepfake entre um repórter e um famoso empresário
Esse empresário então anunciava um “sorteio de bitcoin” e direcionava os usuários para sites aparentemente fraudulentos de criptomoedas.
Os usuários eram informados de que, uma vez no site, deveriam inserir o código promocional “ENJOYER” para receber 0,29 BTC, no valor de aproximadamente US$ 12.196.
Esse esquema é uma clara violação das diretrizes da comunidade do TikTok, já que a empresa proíbe golpes, mídia manipulada não rotulada e conteúdo enganoso/spam.
A tecnologia deepfake está se tornando mais acessível e sofisticada. A segurança dos usuários do TikTok continuará em risco até que a plataforma possa detectar e remover proativamente golpes deepfake.