Confira os destaques

Uma DAO está levantando $4 bilhões para comprar o Denver Broncos

Com uma estrutura administrativa e empresarial muito diferente da noção brasileira, os setor de esportes americano sempre seguiu um viés de ''showbusiness'' que traz junto com o esporte, uma imensa movimentação financeira. 

Mas essa noção pode se transformar mais ainda com a proposta de uma nova DAO. 

A BuyTheBroncos DAO quer usar uma DAO (organização autônoma descentralizada), e levantar $4 bilhões de dólares para comprar o Denver Broncos.

A ideia é “quase nova”, pois este seria o segundo time da liga cuja propriedade pertence aos fãs. O primeiro é o Green Bay Packers.

A DAO, porém, vai além de uma  SAF, o modelo de sociedade anônima de futebol, que tem sido escolhido por times como Cruzeiro, Vasco e Botafogo.

Este material foi elaborado pela QR Capital Gestora de Recursos (“QR Asset Management”), gestora de recursos devidamente credenciada na Comissão de Valores Mobiliários - CVM. O investimento em Fundos de índice envolve riscos, inclusive de deslocamento do índice de referência e relacionados à liquidez das cotas no mercado secundário. Antes de investir no fundo, leia o Regulamento e as informações constantes no site https://www.qrasset.com.br/qdfi11, em especial, a seção fatores de risco. O site é a forma de divulgação de informações oficiais do fundo. Rentabilidade passada não é garantia de renatiblidade futura. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor de crédito - FGC. 

CLIQUE PARA CONHECER

Na prática, a DAO utiliza mecanismos de contratos inteligentes para gerir os negócios e arrecadar, ou distribuir, fundos.

Um grupo pode escrever as regras corporativas em blockchain e estes recursos passam a ser travados pelos cumprimentos destas regras.

Isso significa que o grupo pode juntar os recursos, e em caso de insucesso, receber novamente sem problemas.

Em resumo, a DAO cria uma Sociedade Anônima do zero, levantando recursos e distribuindo poder de voto e participação sem qualquer burocracia.

Iniciativas do tipo tem chamado a atenção de empresários como Mark Cuban, que veem nas DAOs uma possibilidade de aprimorar a gestão corporativa.

Confira a matéria completa

Clique para ler