Notícias
A utilização de drones e cães robôs para segurança visará garantir um ambiente mais seguro, monitorando possíveis riscos e coletando dados em tempo real.
O festival de música trará grandes novidades no campo da tecnologia e inteligência artificial na edição deste ano, que começa neste sábado (2), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Avatares gerados por inteligência artificial tem o objetivo de criar uma experiência imersiva, permitindo que os participantes interajam com personagens virtuais que comunicam mensagens e anunciam atrações.
A equipe de tecnologia projetou e aplicará a inovação no palco New Dance Order, dedicado à música eletrônica. Assim, eles gerarão 100 avatares com inteligência artificial, equipados com rostos, roupas, vozes e personalidades próprias.
As IAs serão projetadas em telões de LED de 350 metros quadrados. O objetivo é fazer com que os personagens espalhem ao público mensagens otimistas sobre o futuro.
Ademais, a utilização de drones e cães robôs para segurança visará garantir um ambiente mais seguro, monitorando possíveis riscos e coletando dados em tempo real.
O festival Rock in Rio do ano passado também utilizou a tecnologia. A SegurPro trará os cães robôs, e a empresa americana Boston Dynamics os produziu, sendo a fabricante dessa tecnologia.
Ao todo serão 25 cães robôs para monitor o festival. O equipamento usa rede 5G para coletar dados do ambiente, como temperatura para identificar possíveis focos de incêndios e risco de eventos suspeitos.
O Centro de Controle Operacional recebe os dados coletados em tempo real durante o festival. Além deles, estarão fazendo a segurança dois mil seres-humanos e quatro drones para reforçar a segurança.
Por fim, outra tecnologia adotada no festival será o uso de coletes sensoriais que permite que deficientes auditivos sintam a vibração da música, proporcionando uma experiência musical completa.