Notícias
O Spotify começou a clonar a voz de seus principais podcasters com IA e as usará para traduzir podcasts para outros idiomas.
A empresa espera que a tecnologia permita que as pessoas possam ouvir podcasts com som natural, como se fosse na língua dos ouvintes nativos.
Apresentadores como Lex Fridman, agora têm podcasts nos quais entrevistam seus convidados em Espanhol, mesmo sem a conversa sequer ter acontecido.
A tecnologia já está disponível para uma quantidade limitada de podcasts em espanhol, e em breve, espera usar para francês e alemão.
Ziad Sultan, vice-presidente de personalização do Spotify disse: “Ao combinar a voz do próprio criador, a Voice Translation dá aos ouvintes de todo o mundo o poder de descobrir e [...]
[...] se inspirar em novos podcasters de uma forma mais autêntica do que nunca” em comunicado da atualização.
“Acreditamos que uma abordagem cuidadosa à IA pode ajudar a construir conexões mais profundas entre ouvintes e criadores, [...]
[...] um componente-chave da missão do Spotify de desbloquear o potencial da criatividade humana." acrescentou.
O Spotify já havia lançado outros recursos que usavam IA, como seu AI DJ, que escolhe músicas e usa uma voz artificial para apresentá-las.
A empresa disse que essas tecnologias "são apenas o começo". O feedback desses produtos fornecerá insights importantes para futuras expansões.