Blockchain
Nos útlimos anos, o mercado das criptomoedas tem se tornado cada vez mais popular e, com isso, muitos investidores estão procurando lugares onde possam operar com criptomoedas de forma que pague menos imposto sobre seus lucros.
Neste contexto, diversos países têm adotado posturas progressistas em relação às criptomoedas e aos impostos. Alguns deles se destacam por oferecer condições fiscais atrativas para investidores em criptomoedas.
Estes países são conhecidos como progressistas no assunto de cripto, e possuem regulamentações que isentam ou reduzem significativamente os impostos sobre atividades de criptomoedas, como negociações e mineração.
De acordo com um relatório Coincube, listamos os 10 paises que são particularmente amigáveis para investidores de criptomoedas em 2023, confira:
1. Emirados Arabes
Os Emirados Arabes unidos é atualmente o país que tem o maior nível de adoção de criptomoedas, segundo o Triple A, cerca de 27.67% da sua população utiliza cripto.
2. Bahamas
Nenhum imposto de renda ou ganho de capital a pagar sobre investimentos em criptomoedas. As entidades empresariais que negociam criptomoedas estão sujeitas a 2,5% do volume de negócios.
3. Bermuda
Bermudas são altamente entusiasmadas com as moedas digitais em geral e até têm promovido sua própria moeda digital alinhada ao banco central. Não há imposto de renda ou CGT a pagar sobre ganhos com criptomoedas para pessoas físicas.
4. Ilhas Cayman
Mais um destino fiscal ensolarado que não impõe imposto de renda ou ganhos de capital em transações de criptomoedas. As entidades que negociam criptomoedas devem ser licenciadas e também são isentas de impostos.
5. Seychelles
No que diz respeito aos investidores internacionais, Seychelles é um destino livre de impostos para os investidores de criptomoedas. Não há imposto sobre ganhos de capital, imposto de renda ou IVA, o que o coloca no topo da lista do clube de impostos sobre criptomoedas de 0%.
6. Monaco
Mônaco não tem impostos diretos, mas você teria que ganhar residência para poder operar por lá, o que o coloca fora do alcance da maioria, exceto dos investidores mais ricos (e pilotos de corrida).
7. Panama
No entanto, em sétimo lugar no índice, oferecendo zero imposto sobre ganhos de capital em criptomoedas está o Panamá, mais acessível aos investidores no geral.
8. El Salvador
El Salvador continua avançando em sua adoção total do bitcoin com zero impostos sobre as empresas de tecnologia. Foi declarado oficialmente pelo presidente de El Salvador que quaisquer lucros que você acumular com Bitcoin não serão tributados.
9. Indonesia
A tributação é leve e, apenas este ano, o Ministério das Finanças do governo impôs um imposto fixo de 0,1% sobre as compras de criptoativos. Os ganhos de capital estão sujeitos a um imposto de renda final padrão de 0,1% desde o verão de 2022.
10. Malta
A ensolarada "Ilha Blockchain" não aplica imposto sobre ganhos de capital a moedas digitais de longa data, como o Bitcoin. No entanto, a negociação de criptomoedas está no mesmo nível da negociação de ações e está sujeita a um imposto de renda empresarial de 35%.