Confira os destaques

O homem que perdeu $70 bilhões

Um dos maiores investidores do planeta hoje, Masayoshi Son é tido como referência no mercado financeiro asiático. 

Sendo detentor de um patrimônio de $24 bilhões, Son trilhou uma notória carreira no mercado, marcada por decisões extremamente lucrativas.

Seu primeiro empreendimento foi aos 19 anos, quando cursava economia e computação na Universidade da Califórnia. 

Com a ajuda de alguns professores, ele fez um tradutor eletrônico capaz de realizar traduções simultâneas. Posteriormente, ele vendeu o dispositivo para a Sharp Corporation por $1,7 milhão.

De volta ao Japão, ele persistiu no setor de informática, com a criação do Softbank em 1981, uma companhia responsável por vender softwares no mercado japonês.

Com o boom da economia japonesa, o Softbank cresceu como um foguete.

Em 1994 o Softbank já havia sido avaliado em $3 bilhões de dólares, e Son passou a investir em outras companhias. 

Ele se tornou um dos primeiros investidores do Yahoo!, apenas um ano após a fundação da empresa. 

Este material foi elaborado pela QR Capital Gestora de Recursos (“QR Asset Management”), gestora de recursos devidamente credenciada na Comissão de Valores Mobiliários - CVM. O investimento em Fundos de índice envolve riscos, inclusive de deslocamento do índice de referência e relacionados à liquidez das cotas no mercado secundário. Antes de investir no fundo, leia o Regulamento e as informações constantes no site https://www.qrasset.com.br/qdfi11, em especial, a seção fatores de risco. O site é a forma de divulgação de informações oficiais do fundo. Rentabilidade passada não é garantia de renatiblidade futura. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor de crédito - FGC. 

CLIQUE PARA CONHECER

Embora a participação do Softbank no Yahoo não fosse relevante, Son transformou o Yahoo Japão em um grande negócio, sobrevivendo mesmo após o declínio do Yahoo!.

Posteriormente, Son se tornou sócio do Alibaba, comprando 34% da empresa de comércio. 

Com um valor atual de $120 bilhões, o investimento do Softbank no Alibaba é considerado ainda hoje o VC mais bem sucedido do mundo.

Com a chegada da crise das empresas ponto.com, o Softbank desabou 93% do auge, com uma queda de $25 bilhões em um único dia. 

O baque foi tão forte que Son levaria ao menos 13 anos para recuperar o status de bilionário, perdendo cerca de $70 bilhões no evento. 

A perca de Son foi revertida, e suas diversas alocações no setor de tecnologia se recuperaram com a popularização da internet. 

Com uma capitalização de $75 bilhões, o SoftBank se tornou uma das 200 empresas mais valiosas do mundo em 2019. 

Confira a matéria completa

Clique para ler