Notícias
Recentemente, o jornal O Globo criticou as "Notas da Comunidade", uma ferramenta da rede social de Elon Musk destinada à verificação de fatos e à checagem da veracidade das postagens de seus usuários.
Esta ferramenta permite que colaboradores adicionem notas informativas aos posts para manter o público bem-informado.
Com a possibilidade de estas notas se tornarem públicas se classificadas como úteis por um número suficiente de colaboradores com diferentes pontos de vista.
O Globo questionou a precisão dessas verificações e sugeriu que as "Notas da Comunidade" poderiam estar desafiando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao checar erros factuais em publicações de jornais ou políticos.
A matéria incluiu um exemplo onde Carlos Zarattini (PT-MG) foi checado por afirmar, com base no Estadão, que Romeu Zema (Novo) criou uma "Frente Sul e Sudeste contra o Nordeste".
Esta afirmação, no entanto, não foi literalmente feita por Zema, como revelado pelas notas de checagem que contextualizaram a declaração original.
Outro caso mencionado na matéria envolveu a Deputada Renata Souza (PSOL), que acusou o DALL-E 3 do Bing AI de racismo algorítmico.
A acusação surgiu após a IA supostamente desenhar uma arma na mão da deputada em uma imagem solicitada dela na favela.
As notas da comunidade explicaram que, devido às políticas rigorosas do DALL-E e do Bing, é improvável que a IA tenha gerado uma arma sem um pedido específico.