Notícias
Uma vez treinada, a IA pode ser usada para superpor o rosto ou a voz de uma pessoa em outro vídeo, criando a ilusão de que essa pessoa está falando ou agindo de uma certa maneira.
O YouTuber Mr Beast, usuário individual com mais inscritos na plataforma, anunciou que estão aplicando um golpe com seu rosto em um vídeo feito por “Deep Fake”.
A tecnologia possibilita a criação de vídeos bastante reais, utilizando o rosto de uma pessoa feito de forma digital.
Mr Beast é famoso no YouTube por realizar desafios, onde faz doações de grandes quantias para pessoas aleatórias. Os vídeos do YouTuber podem chegar a contabilizar gastos de até bilhões de dólares.
É por essa razão que o golpe criado veio a calhar. No vídeo falso, o rosto de Mr Beast aparece, com uma voz similar à dele. Nesse sentido, ele diz que irá fazer “a maior doação que já fez até então”, em iPhones.
Assim, fazendo com que as vítimas possam “se inscrever” na “doação”, que na realidade é um golpe, o criminoso então fornece um link de acesso.
Desse modo, o YouTuber foi até seu X, antigo Twitter, para reclamar acerca da tecnologia. “Muitas pessoas estão recebendo esse anúncio fraudulento meu[…]
[...]as plataformas de mídia social estão prontas para lidar com o aumento dos deepfakes de IA? esse é um problema sério”, diz.
O Deep Fake é uma técnica de inteligência artificial que permite criar vídeos, áudios ou imagens hiper-realistas de pessoas fazendo ou dizendo coisas que nunca fizeram ou disseram.
Utiliza-se de redes neurais profundas, especificamente uma variante chamada “redes adversárias generativas” (GANs), para realizar essa tarefa.