Confira os destaques
Sendo um dos líderes da economia global na atualidade, o Japão viveu seu maior período de crescimento durante 1955 e 1990, com uma média anual de 6,8% ao ano, o suficiente para fazer o PIB ser multiplicado por 8 vezes no período.
Tamanho crescimento levou economistas a prever que o país iria superar a economia americana até os anos 2000, e quem discordasse da previsão era considerado como "maluco.
O crescimento se manteve até 1989, quando o Japão mergulhou em crise originando a sua chamada década perdida, que se refere ao período dos anos 90.
Este conteúdo é oferecido por:
A maior gestora 100% Criptoativos da América Latina
Conheça nossos Fundos e ETFs
Continue a leitura
Após a crise, o país se tornou o primeiro do mundo a vivenciar a prática de juros negativos, com uma impressão massiva de dinheiro pelo Banco do Japão. Mesmo assim, a ausência da inflação se tornou um reflexo cultural do país.
Com uma população majoritariamente velha, as mudanças radicais na preferência temporal, em um exemplo que assusta outros países cuja situação demográfica se aproxima da japonesa.
Logo, mesmo com em meio a crise global, o Japão tem inflações baixas em relação ao resto do mundo, e a expectativa é que em março de 2022, a inflação em 12 meses volte para 0%.
Clique para ler