Tecnologia
A Meta, holding controladora do Instagram e Facebook, está desenvolvendo um novo app de rede social, com características similares ao Twitter.
Mark Zuckerberg apresentou em reunião fechada com funcionários da Meta, a holding que controla o Facebook, Instagram e Whatsapp, o que está sendo chamado de “Project 92”. O novo app será um concorrente direto do Twitter.
O app ainda não possui um nome, mas especula-se que possa vir a ser chamado de “Threads”.
Trata-se de um aplicativo para publicação de mensagens curtas de textos, tal qual o microblog adquirido por Elon Musk no último ano.
Ao contrário do Twitter, porém, o novo app já nasce com uma característica descentralizada. O “Project 92” está conectado ao ActivityPUB, o que permite a interação com outras redes sociais.
A descentralização têm sido uma característica com às redes sociais desenvolvidas nos últimos anos, fazendo parte do que se convencionou chamar de “Web 3.0”.
Um dos trunfos que a Meta espera utilizar, é a integração com o Instagram.
Na prática, todo usuário cadastrado no Instagram teria automaticamente uma conta no novo app. Segundo Chris Cox, diretor de produtos da Meta, essa tem sido uma demanda de influenciadores no Instagram.
Ainda segundo ele, os maiores usuários do Instagram estariam interessados em estar em uma rede como o Twitter, mas com uma moderação “sensata”.
A Meta, em uma estratégia de promoção para sua nova rede social, tem estabelecido contato com celebridades de grande renome, como Oprah Winfrey e o Dalai Lama.