IAs são acordadas da Matrix em jogo

Tecnologia

E se a vida fosse uma simulação? E os seres-humanos nela, apenas inteligências artificiais programadas para pensar que tudo aquilo é real?

Bom, esse é justamente o objetivo de um jogo, onde os NPCs feitos com IAs, jogadores não jogáveis que tem inteligência artificial, são “acordadas” em vídeo viral na internet.

A Replica Studios, empresa de IA, criou um plug-in de vozes. A ideia é criar uma extensa biblioteca para desenvolvedores de jogos, em que ofereçam mecanismos que permitam literalmente dar voz a personagens de jogos, e transferir as vozes diretamente para jogos de terceiros.

“NPCs controlados por inteligência artificial responderão dinamicamente à voz do jogador em tempo real. Os personagens mudarão seu diálogo, tom emocional e gestos corporais em resposta à forma como o jogador os aborda”, diz a empresa.

Em vídeo postado no YouTube, um jogador caminha com seu personagem em um jogo construído com Unreal Engine 5, motor de jogos. No jogo Matrix Awakens, os NPCs possuem inteligência artificial, e falam por meio da tecnologia desenvolvida pela Replica Studios.

Nesse sentido, o objetivo principal, como o próprio nome faz referência, é convencer os NPCs de IAs de que estão vivendo em uma Matrix. 

Além disso, em certo momento, é possível observar esses personagens tentando convencer outras IAs de que realmente estão dentro de um jogo.

Desse modo, o jogador conversa com as pessoas ao seu redor, e tenta convencê-los de que estão em uma simulação, e não são exatamente seres-humanos, mas sim uma inteligência artificial.

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